Novo regulamento permite Ceni escalar São Paulo com sete gringos na Copa do Brasil; veja quem joga

200

Técnico, que tem nove estrangeiros no elenco, não precisará cortar jogadores contra o Ituano; Galoppo e Ferraresi, lesionados, estão fora

O técnico Rogério Ceni poderá escalar o São Paulo com até sete jogadores estrangeiros no duelo contra o Ituano, terça-feira, no Morumbi, em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

O excesso de jogadores nascidos fora do país foi um problema para o treinador no início desta temporada, mas uma mudança no regulamento da CBF afrouxou as restrições.

Até então – e foi o que valeu no Campeonato Paulista –, o limite era de cinco estrangeiros entre os relacionados em súmula por partida. O São Paulo tinha oito gringos em seu plantel no estadual.

Um movimento encabeçado pelo clube, porém, solicitou a ampliação desse número à CBF que, com apoio de outros clubes, estendeu o limite agora a sete jogadores estrangeiros.

Publicidade

Contra o Ituano, Ceni poderá definir sua lista de relacionados sem preocupações. Ele hoje tem à disposição justamente sete jogadores nascidos fora do Brasil – o elenco tricolor, porém, ainda extrapola esse número com Galoppo e Ferraresi, mas ambos estão em recuperação de graves lesões no joelho e só podem retornar aos gramados na reta final da temporada.

Calleri participa de treino técnico no São Paulo — Foto: São Paulo FC

Para o jogo de terça, Ceni deve ter os zagueiros Alan Franco (Argentina) e Arboleda (Equador), o lateral-direito Orejuela (Colômbia), o volante Méndez (Equador), o meia Michel Araújo (Uruguai) e o atacante Calleri (Argentina) – o sétimo jogador é o volante Gabriel Neves (Uruguai), que tem um incômodo no tornozelo esquerdo e é dúvida.

O limite de jogadores imposto no Paulista obrigou Rogério Ceni a, em alguns jogos, cortar até dois jogadores saudáveis de sua lista de relacionados – Gabriel Neves e Galoppo, que depois se tornou destaque e artilheiro do time, geralmente eram os sacrificados.

Contra o Ituano, Arboleda, Méndez, Michel Araújo e Calleri podem ser titulares. Alan Franco deve disputar posição com Diego Costa, que está recuperado de uma lesão no joelho. Orejuela tende a ficar no banco, assim como Gabriel Neves, se estiver recuperado.

Michel Araújo foi o último gringo a ser contratado, há pouco mais de uma semana. Meia, ele chegou com a missão de ocupar o lugar de Galoppo, mas estreou contra o Tigre, quinta-feira, como ala-esquerdo e foi bem – pode ser mantido na posição, uma das mais carentes do elenco.

A novo limite de estrangeiros foi aprovado por unanimidade em fevereiro durante o Conselho Técnico do Brasileirão. A regra consta no Regulamento Geral de Competições da CBF, que rege todos os torneios organizados pela entidade.

Na Copa Sul-Americana, organizada pela Conmebol, não há restrições. Contra o Tigre, Ceni relacionou quatro gringos: Arboleda, Alan Franco, Méndez e Michel Araújo. Gabriel Neves foi poupado, Calleri estava suspenso e Orejuela não viajou por opção do treinador.

Globo Esporte