O que preocupa Dorival Júnior para escalar Lucas, James, Luciano e Calleri juntos no São Paulo

282

Atrás no placar agregado, após derrota por 2 a 1 em Quito, o São Paulo precisa de uma grande vitória contra a LDU nesta quinta-feira (31), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo pela ESPN no Star+, para conseguir avançar à semifinal da CONMEBOL Sul-Americana.

Como precisa de um triunfo por no mínimo dois gols para se classificar sem a necessidade dos pênaltis, o Tricolor vive o dilema: vale a pena apostar logo de cara no quarteto formado por Lucas, James Rodríguez, Luciano e Calleri? A dúvida martela na cabeça de Dorival Júnior, que ainda não parece totalmente convencido da ideia.

Segundo apurou a ESPN, a principal preocupação do técnico com a escalação do quarteto ofensivo é simples: o sistema defensivo. Apesar de formarem um ataque criativo e poderoso, os quatro não possuem a característica de ajudarem tanto na marcação, o que deixaria o São Paulo exposto, com apenas seis atletas capazes de cumprir a função defensiva.

Foi isso que Dorival notou nos pouco mais de 15 minutos que eles atuaram juntos na partida de ida contra a LDU, na última quinta-feira (24). Já cansado pelo desgaste da partida e os efeitos da altitude, o Tricolor não teve um grande desempenho defensivo com o quarteto, embora o gol que mantém o São Paulo vivo tenha saído com todos juntos, após passe de Luciano para Lucas.

Publicidade

Na entrevista coletiva após a partida, o comandante deixou claro que o sistema ainda não estava totalmente pronto para que eles pudessem estar juntos em campo e foi usado pela necessidade de construir um placar menos dilatado a favor da LDU.

“Estamos buscando um reposicionamento para eles e perdemos um pouco de profundidade quando todos estão juntos”, afirmou Dorival, lembrando que, pelas características, nenhum deles atua pelos lados do campo, o que também prejudica a organização da equipe.

Lucas, James, Luciano e Calleri voltaram a atuar juntos no último domingo (27), em parte da derrota por 2 a 1 para o América-MG, pelo Brasileirão. O teste, dessa vez, durou apenas sete minutos. O colombiano começou como titular e ganhou a companhia dos três no decorrer do segundo tempo, mas pouco tempo depois deu lugar a Alexandre Pato.

Com a revés por 2 a 1 para a LDU no jogo de ida, em Quito, o São Paulo precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar diretamente para a semifinal da Copa Sul-Americana. Caso consiga um trinfo pela vantagem mínima, o confronto será definido nos pênaltis.

ESPN