Prós e contras: o que pesa para Lucas Moura ficar ou deixar o São Paulo na próxima temporada

1085

Meia-atacante tem contrato até o fim do ano e não descarta permanência, mas decisão é difícil

Em menos de 15 dias após seu retorno ao futebol brasileiro, Lucas Moura, de 31 anos, mostrou que está atuando em alto nível. A partida contra o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil, foi a prova que o meia-atacante muda o patamar do Tricolor e coloca a equipe definitivamente no trilho de títulos.

Embora esteja vivendo uma lua de mel com a volta de Lucas, a torcida tem uma angústia por saber que o jogador só tem contrato até o fim da temporada. Há quem já faça apelos por sua permanência para o ano que vem.

A decisão sobre renovar, porém, não será simples e vários fatores irão contribuir para que isso seja definido. Em entrevista ao Seleção sportv, ele se esquivou:

– Uma pergunta difícil de responder nesse momento. Quero viver esses quatro meses, quero alcançar os objetivos, estamos brigando em três competições, possibilidades de títulos em duas, então quero viver intensamente esses meses, como tenho feito. Vivo intensamente cada treino, cada jogo, aproveitando essa oportunidade. Em janeiro, a gente vê o que acontece, com cabeça fria, sentar, ver o que a gente vai ter e tomar a melhor decisão.

Publicidade

A reportagem do ge, por sua vez, apurou alguns prós e contras que estarão na mesa quando Lucas Moura tiver que tomar essa decisão:

Prós

Carinho da torcida

A torcida do São Paulo foi fundamental para o retorno de Lucas no começo desse mês. Após uma longa indefinição sobre o seu futuro e prestes a perder a data de inscrição da Copa do Brasil, o meia-atacante viu suas redes sociais explodirem de mensagens de torcedores pedindo para ele voltar.

Lucas comemora gol do São Paulo contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

A esposa, Larissa, também foi alvo daqueles que pediam para ela facilitar a volta da família ao Brasil. Em algumas entrevistas, Lucas Moura citou que sua companheira queria permanecer na Europa.

O apelo dos são-paulinos fez o coração do casal amolecer, o que facilitou o retorno. Eles já esperam uma enxurrada de pedidos para que ele renove o quanto antes e permaneça em 2024. A fórmula pode dar certo mais uma vez.

Amor pelo clube

Desde que o jogo contra o Corinthians acabou, a reportagem do ge conversou com algumas pessoas que convivem há muito tempo com Lucas Moura e foi unânime a citação de como o jogador tem um amor incondicional pelo São Paulo.

Uma das fontes ouvidas disse ser “fora do comum o que ele sente pelo São Paulo”. As imagens da comemoração após a classificação para a final não deixam mentir. O meia-atacante vibrou, chorou e cantou com a torcida.

O Tricolor tentará usar essa identificação dele com o clube nas conversas que virão futuramente para uma possível renovação de contrato.

Carinho que a esposa tem recebido

Se antes Larissa estava reticente em voltar ao Brasil, agora a história tem sido um pouco diferente. A esposa de Lucas Moura está curtindo o momento e feliz com o tanto de carinho que tem recebido dos torcedores.

No anúncio de Lucas, Larissa publicou um vídeo em sua redes sociais mostrando o tanto de mensagens enviadas 

Na última quarta mais uma declaração de como ela virou uma “salvadora da pátria são-paulina”. Larissa ficou parada no trânsito intenso das imediações do Morumbi e saiu do carro. Torcedores a reconheceram e abriram caminho na rua para ela passar e chegar a tempo no estádio.

A atitude fez ela sentir de perto como Lucas Moura é adorado pela torcida e como isso tem um valor especial. Até o fimdo ano, ela pode ser uma chave importante nessa decisão de permanecer ou ir para fora do país.

Valorização salarial

Lucas Moura elevou o patamar do São Paulo e ganhar o título da Copa do Brasil ficou ainda mais possível. Além do torneio nacional, o Tricolor também entra forte na briga pela Copa Sul-Americana, nas qual está classificado para as quartas de final.

Caso ele consiga o feito de conquistar as duas competições, Lucas terá um enorme aliado para discutir uma boa valorização salarial para permanecer no São Paulo no ano que vem. O clube, por sua vez, terá que fazer esforços para chegar aos valores que o meia-atacante irá pedir.

Possivelmente, jovens revelados na base, como Pablo Maia, Beraldo e Rodrigo Nestor devem ser vendidos na próxima janela de transferências, o que pode aumentar o poderio financeiro do Tricolor e facilitar uma valorização de Lucas.

Contras

Longas viagens no Brasil

Se tem uma coisa que pesa para Lucas Moura no futebol sul-americano é o tempo que ele passa longe de casa e de sua família. Os deslocamentos em viagens são relatados pelo jogador como uma das piores coisas de se jogar por aqui.

Na próxima semana, por exemplo, o São Paulo viaja para Quito, no Equador, na terça-feira, para jogar somente na quinta. O retorno deve acontecer na sexta à noite, e o time vai direto para Belo Horizonte, onde encara o América-MG, no domingo, pelo Brasileirão.

Desta maneira, Lucas irá passar uma semana inteira sem ver os filhos e a esposa. Nos 11 anos em que atuou na Europa, raras foram as vezes em que ele passou mais de cinco dias sem voltar para sua casa durante a temporada.

Europa

Aos 31 anos, Lucas Moura ainda acredita que tem muito a render na Europa. Durante a janela de transferências desse meio de ano, o meia-atacante ficou esperando uma proposta, mas ela não veio.

Tendo destaque no futebol brasileiro, Lucas pode ser novamente observado pela Europa e chamar a atenção de grandes clubes do continente. O jogador e seus representantes não escondem que vão observar toda oferta que chegar antes de ter uma definição.

Sonho de voltar à Seleção

Estar em atividade em um clube de ponta na Europa é um passo importante para ser convocado pela seleção brasileira. E Lucas Moura não esconde o sonho que tem em novamente vestir a camisa do Brasil.

– A seleção sempre esteve no meu radar e na minha cabeça. Sem dúvidas é um grande objetivo meu, mas meu foco é o São Paulo. Quero trabalhar para conquistar títulos com o clube – disse.

Com a mudança de comando de treinador na Seleção, Lucas tem mais motivos para acreditar que pode ter essa experiência mais uma vez. O meia-atacante enxerga que o futebol brasileiro ainda está bem distante da intensidade que se joga na Europa.

Dinheiro

A ascensão do mundo árabe e até mesmo da MLS pode fazer Lucas Moura mudar seus planos para conseguir garantir um bom contrato financeiro. Por mais que tenha jogado em clubes como PSG e Tottenham, onde conseguiu faturar, o meia-atacante pode ser seduzido pelas altas cifras.

O São Paulo nessa disputa não teria tanta margem para brigar com mercados mais lucrativos.

Globo Esporte