Entenda por que Dorival Júnior considera Pablo Maia quase insubstituível no São Paulo

119

Volante foi desfalque contra o Palmeiras, e técnico não conseguiu encontrar uma boa solução

Pablo Maia entrou em pauta no Allianz Parque na noite de quarta-feira, mesmo sem o volante ter entrado em campo pelo São Paulo. O jogador foi desfalque na goleada de 5 a 0 sofrida pelo time para o Palmeiras, em duelo pelo Brasileirão, e tratado como praticamente insubstituível pelo treinador.

Na análise do técnico Dorival Júnior, Pablo Maia é o atleta mais difícil de substituir em virtude das características. Gabriel Neves, que entrou como titular nesta quarta-feira, deixou o jogo ainda no primeiro tempo para a entrada de Rodrigo Nestor.

– Como característica, Pablo é o mais difícil de ser substituído, ainda mais pela desenvoltura que tem – analisou Dorival Júnior, em entrevista concedida depois da partida.

Desfalque de Pablo Maia foi destacado por Dorival Júnior — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc

Dentro do elenco do São Paulo, nenhum meio campista tem características defensivas mais fortes do que Pablo Maia. Forte fisicamente, o jovem é fundamental para a proteção à área e ainda tem gás para aparecer no setor de ataque.

Publicidade

Um bom exemplo dessa característica ocorreu justamente na partida do último fim de semana, contra o Grêmio, na qual recebeu o terceiro cartão amarelo. O volante pisou na área, aproveitou passe de James Rodríguez e anotou um dos gols da vitória por 3 a 0.

Dorival ainda tentou diferenciar Pablo Maia de Gabriel Neves e Méndez, explicando os motivos para considerar o jovem um nome sem alternativas no elenco.

– Quem é o volante de imediato que tenho? O Gabriel. Seria extremamente injusto se não o colocasse. Aqui mesmo há 40 dias, ele fez uma partida fantástica, sustentando nosso meio-campo e dando condições de iniciação. Ele tem esse perfil. Qual seria a opção? O Méndez, mais ou menos as mesmas características do Gabriel – disse.

– Em termos do que é necessário quando perde o Pablo, tenho duas opções e tenho que fazer por eles. Luan está machucado, nem foi convocado. Se o erro ou a escolha de um nome interferiu em todo rendimento, uma coisa está errada. Gabriel foi envolvido pelo momento, não pode ser responsabilizado por essa atuação que tivemos. Nenhum atleta do São Paulo se destacou, e foram as mesmas escolhas de dias atrás – acrescentou.

Para alívio de Dorival Júnior, Pablo Maia estará à disposição para o compromisso do próximo fim de semana. O São Paulo volta a campo no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Athletico, fora.

O Tricolor, derrotado pelo Palmeiras, estacionou nos 38 pontos e ocupa a 10ª colocação na tabela do Brasileirão.

Globo Esporte