Renovações e contratações: São Paulo acelera montagem do elenco para disputa da Libertadores

352

Renovação de Lucas Moura é prioridade entre todas as negociações

Desde que o São Paulo conquistou a Copa do Brasil, a montagem do elenco para a próxima temporada passou a ser o principal assunto quando se fala no clube do Morumbi. O fato da equipe ter vaga garantida na próxima edição da Libertadores, competição que não disputa desde 2021, faz aumentar a expectativa da torcida por contratações de peso.

Além disso, falas recentes do técnico Dorival Júnior, que afirmou desejar reforços do nível de James Rodríguez e Lucas para a próxima temporada, e do diretor de futebol Carlos Belmonte, que revelou interesse do São Paulo por atletas do Flamengo, contribuiram para esse cenário de espera.

Entretanto, nem só de reforços é feito o planejamento do Tricolor para o próximo ano, e as renovações também são parte fundamental na montagem de um elenco competitivo. No início da semana, o capitão Rafinha assinou extensão do seu vínculo com o clube por mais uma temporada, mas outros nomes podem assinar um novo contrato nas próximas semanas. A seguir, veja como anda a montagem do elenco do São Paulo para a 2024.

RENOVAÇÕES
> Rafinha: após a conquista da Copa do Brasil, o capitão do time deixou em dúvida a sequência da sua carreira, mas o desejo da direção e da comissão técnica acabaram pesando a favor de sua permanência no São Paulo. No início da semana, o veterano assinou renovação de contrato até o final de 2024, a provável última temporada de sua carreira.

Publicidade

> Alisson: um dos principais jogadores do time na temporada, Alisson assinou renovação de contrato também no início da semana. Seu vínculo anterior tinha duração até o fim de 2024 mas, com o novo contrato, a permanência do atleta está assegurada até 2026.

> Marcos Paulo: o jogador não permaneceria no clube para a próxima temporada, mas graças à lesão sofrida no início de setembro – uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo – a tendência é que o jogador renove o seu contrato para realizar no tratamento no Brasil, já que as regras da Fifa dizem que um jogador emprestado deve ser ‘devolvido’ em boas condições, ou seja, sem lesão.

> Matheus Belém: o contrato do defensor, de apenas 20 anos, se encerra em janeiro do próximo ano. Assim, a possibilidade de Matheus assinar um pré-contrato para a próxima temporada existe desde julho. No entanto, nem esse cenário conseguiu acelerar as conversas por uma renovação que, no momento, está travada. Nas últimas semanas, o staff do jogador, que deseja a permanência, chegou a se reunir como São Paulo tentando uma definição para o caso, sem sucesso.

> Lucas Moura: o principal objetivo do São Paulo para a próxima temporada é garantir a sua permanência. Há otimismo por parte do clube na renovação com o craque, mas ainda não há definição alguma sobre a sua permanência. Após o último jogo do clube no Brasileirão, Lucas afirmou que não tem pressa para definir seu futuro, e afirmou que o foco nesse momento é acumular os pontos necessários para livrar o Tricolor de qualquer chance de rebaixamento – a diferença para a zona do rebaixamento é de apenas cinco pontos.

Um fator pode ser decisivo na decisão do jogador: Lucas nunca disputou uma Libertadores na carreira, e a vaga direta conquistada com o título da Copa do Brasil pode facilitar um desfecho positivo para o São Paulo.

REFORÇOS
> Erick: o atacante, atualmente no Ceará, tem pré-contrato assinado com o São Paulo para a próxima temporada. O jogador é o principal destaque do Ceará na Série B. Vale destacar que o Vozão faz uma campanha mediana, de meio de tabela. Embora suas principais catracterísticas sejam o drible a velocidade, Erick tem balançado as redes com frquência em 2023: até aqui, são 18 gols em 50 jogos na temporada, além de ter distribuído 13 assistências.

> Bruno Henrique: o atacante do Flamengo ainda não definiu seu futuro – seu contrato se encerra no final do ano -, e o São Paulo aproveitou a situação para consultar as condições do jogador para uma eventual contratação. No entanto, os altos valores acabaram afastando o Tricolor do negócio. Além disso, Bruno Henrique deseja esgotar todas as suas possibilidades de renovação com o Rubro-Negro antes de conversar com outras equipes.

> Thiago Maia: o volante tem contrato com o Flamengo até 2026 e recebeu sondagens, não apenas do São Paulo, mas também de clubes do exterior. Os empresários do atleta estudam todas as possibilidades para o futuro, mas o ‘fator Tite’ pode ser decisivo por uma permanência de Thiago na Gávea. Na estreia do técnico, diante do Cruzeiro, Thiago foi titular da equipe carioca. Embora seja uma negociação difícil, o que poderia pesar a favor de uma transferência para o Sâo Paulo seria sua boa relação com Dorival Júnior, com quem trabalhou no Santos e no Flamengo.

> Everton Ribeiro: mais um jogador cujo contrato com o Flamengo se acaba no fim do ano e foi consultado pelo São Paulo. No entanto, nenhuma proposta foi efetuada e, neste momento, a possibilidade de uma chegada ao São Paulo é pequena.

LANCE