Naming rights, reforma do Morumbi e patrocínio: São Paulo encerra 2023 costurando acordos milionários fora de campo

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O São Paulo encerrou o ano de 2023 com o título inédito da Copa do Brasil e a classificação assegurada para a Copa Libertadores, mas fora de campo o clube também trabalhou arduamente para costurar acordos milionários que certamente farão muita diferença nas próximas temporadas.

A maioria das tratativas protagonizadas pela gestão do presidente Julio Casares englobam o Morumbi. Nas últimas semanas foi anunciada a venda dos naming rights do estádio à Mondelez, empresa que fabrica o chocolate Bis e que rebatizará a casa tricolor de “MorumBis”, pelos próximos três anos por R$ 75 milhões (R$ 25 milhões anuais).

A diretoria também firmou um acordo com a Live Nation para a realização de grandes shows no estádio do Morumbi. Nos próximos cinco anos a empresa terá o direito de usar a casa são-paulina, desembolsando ao clube R$ 60 milhões.

O São Paulo também chegou a um acerto com a WTorre para a modernização e ampliação do Morumbi. A construtora será responsável por levantar os recursos para a obra, que deve ficar pronta em 2030, ano do centenário do clube. O estádio passará a ter capacidade para 85 mil torcedores em dias de jogos e 100 mil pessoas em shows.

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Todos esses acordos farão com que o Morumbi passe a render muito mais dinheiro aos cofres do São Paulo. A criação de novas receitas ligadas ao estádio é um dos trunfos da diretoria para a reconstrução do clube e, aos poucos, a alta cúpula tricolor tem conseguido aumentar sua arrecadação para investir no futebol e manter um time competitivo.

Mas, o trabalho de bastidores do São Paulo neste final de ano não tem a ver apenas com o Morumbi. O departamento de marketing também tem encaminhado um acordo com um novo patrocinador máster.

Atualmente o Tricolor recebe R$ 24 milhões anuais da Sportsbet.io. O contrato com a casa de apostas é válido até o fim de 2024, mas será rescindido para que a concorrente Superbet passe a estampar sua marca na camisa por R$ 52 milhões anuais. Com um vínculo de três temporadas, o Tricolor arrecadará somente com esse novo patrocínio R$ 156 milhões.

Mais dinheiro nos cofres não é garantia de sucesso dentro de campo, mas certamente aproxima qualquer clube de seus objetivos. O São Paulo ainda tem de lidar com dificuldades financeiras devido às desastrosas gestões passadas, mas é fato que a atual diretoria tem trabalhado para virar o jogo. Por isso, o torcedor tem muitos motivos para iniciar 2024 bastante otimista.

Gazeta Esportiva