![](https://saopaulofc.com.br/wp-content/uploads/2024/01/image-149-1024x721.png)
“Amizade dentro e fora dos gramados”. É assim que Dener Clemente define sua relação com Lucas Moura, atacante e um dos principais jogadores do São Paulo.
Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, o atual meia do Portimonense, de Portugal, falou sobre o elo criado lá em Cotia, nas categorias de base do clube tricolor. O que era para ser apenas um companheiro de time, tornou-se até mesmo padrinho de casamento e amigo pessoal.
“Minha amizade com o Lucas vem desde 2004, quando eu cheguei no São Paulo. Antes disso nós dois só jogávamos contra, mas nunca tinha parado para conversar com ele. Já admirava o futebol dele, sempre foi muito duro enfrentá-lo. E ir para o São Paulo foi muito bom, porque comecei a jogar ao lado dele. E foi uma parceria muito boa dentro de campo e fora também. Formamos uma amizade muito legal, sempre fomos da zueira, da brincadeira, e nos tornamos grandes amigos. Até hoje nós mantemos essa boa relação, fui até padrinho de casamento dele. Sempre quando nós estamos de férias buscamos estar juntos e reunir nossas famílias”, disse Dener.
A passagem de Dener pelo São Paulo foi breve. Ele iniciou sua carreira no Morumbi e chegou até mesmo a jogar pela equipe principal, mas logo sua vida tomou novos rumos.
O atleta recordou a experiência na base e valorizou a formação que o Tricolor o forneceu, na época. Por lá, ele venceu a Copinha, uma das competições mais tradicionais do país, ao lado de Lucas Moura, em 2010. Vivências estas que ele acredita terem sido fundamentais para o seu crescimento profissional e como ser humano.
“Minha passagem na base do São Paulo foi um aprendizado muito grande, tanto quanto pessoa como atleta. Uma das coisas que sempre achei legal no São Paulo é que eles sempre priorizaram a formação como ser humano, nós éramos cobrados para manter a disciplina, pelo bom comportamento, e isso nos ensinou muito para as outras áreas da nossa vida. Como atleta, aquela disputa diária com bons jogadores que o São Paulo sempre tem na base, junto com os bons treinadores. A formação que o São Paulo deu me fez crescer muito como atleta”, contou.
“Um dos exemplos é que pude jogar com o Lucas Moura, foi o melhor jogador que enfrentei ali na base do São Paulo. Jogar com esses grandes atletas me fez aprender muito. Pude junto com o Lucas e outros companheiros conquistar a Copinha em 2010. Foi muito especial para nós, querendo ou não a Copinha é sempre uma vitrine na base, todos nós esperamos jogar para ser visto tanto no Brasil como fora do país”, acrescentou.
![](https://saopaulofc.com.br/wp-content/uploads/2024/01/image-150.png)
Passados longos anos, Dener viu seu amigo retornar ao clube do coração e conquistar o título expressivo da Copa do Brasil, de maneira inédita. O jogador vibrou com o sucesso do colega e revelou que nas conversas pessoais entre eles, Lucas já havia confidenciado que um dia voltaria ao São Paulo.
“Fiquei muito feliz com esse retorno dele ao São Paulo, sei o quanto esse cara ama esse clube. E sei o quanto ele quer conquistar grandes coisas pelo clube. Ver ele conquistar a Copa do Brasil foi muito emocionante para mim, é como se estivesse junto ali. Foi muito emocionante mesmo”, afirmou.
Gazeta Esportiva