Com chegada de reforços, Lucas deve ser usado como “ponta de lança” no São Paulo

144

O São Paulo anunciou a chegada de quatro reforços até agora: Luiz Gustavo, Damián Bobadilla, Erick e Ferreirinha, esses dois últimos com chances de mudar a configuração do ataque tricolor e permitir que Lucas atue como uma espécie de ponta de lança em 2024.

Erick e Ferreirinha são os atacantes de velocidade que tanto faltavam ao São Paulo nos últimos anos. Há tempos a diretoria tricolor está atrás de atletas que se destaquem pelos dribles, pela profundidade, capazes de romper a linha de defesa adversária com um improviso e, consequentemente, chegar ao gol com mais frequência.

Tendo Ferreirinha e Erick, a tendência é que o São Paulo mude seu jeito de atacar. No ano passado, Wellington Rato e Rodrigo Nestor foram os jogadores que atuaram pelos lados de campo, mas ambos reúnem características diferentes, acostumados a jogarem também por dentro, com menos profundidade e mais aproximação.

A introdução de Ferreirinha e Erick no ataque colaborará para Lucas, que já vinha sendo utilizado por Dorival Júnior por dentro, se consolidar como um verdadeiro ponta de lança, função em que o jogador costuma aparecer no ataque vindo de trás, “nas costas” do centroavante. Ou seja, um meio-campista de chegada.

Publicidade

A presença de Erick e Ferreirinha no setor ofensivo também tirará de Lucas o peso de ter que tirar um coelho da cartola a cada jogada que participa, uma vez que em 2023 foi um dos poucos dribladores do elenco tricolor.

É claro que tudo vai depender das escolhas do novo treinador do São Paulo, que sequer foi definido. As ideias e gostos pessoais do próximo profissional que comandar a equipe podem ir de encontro com a formatação de ataque citada. Fato é que o setor ofensivo tricolor tende a ter mais repertório em 2024.

Gazeta Esportiva