Quem é Carpini? Novo técnico foi carrasco do São Paulo e “explodiu” com boas campanhas em 2023

683

Contratado nesta quinta, ele tem história no Guarani e viveu momento especial no Água Santa e no Juventude na temporada passada

Novo técnico do São Paulo, Thiago Carpini chegará aos 40 anos no mês de julho. Ele só um pouco mais velho do que o lateral-direito e capitão Rafinha, de 38. No Juventude, seu último clube, comandou Nenê, de 42 anos, numa temporada decisiva no acesso à Série A.

O treinador definiu assim o seu estilo de jogo em entrevista ao jornalista Duda Garbi:

-Tenho algumas coisas que acredito muito no futebol, de ter um time vertical, de gostar de ter a bola, de buscar o gol o tempo todo, de ser ofensivo, mas buscar o equilíbrio. Organizando a parte defensiva, começo a me organizar ofensivamente. Sou de uma linha que gosta de jogo de posse, de pé em pé, de construção, não de bola em disputa, não de tiro de meta toda hora. Ficando mais com a bola, a gente começa a controlar mais o jogo e começa a criar alternativas para jogar – afirmou.

Apesar da pouca idade, Carpini somará no São Paulo o seu oitavo trabalho como treinador. Antes, teve experiências em Guarani, Oeste, Inter de Limeira, Santo André, Ferroviária e Água Santa, todos clubes do futebol paulista. O vice-campeonato estadual levou o técnico ao Juve. Assumiu com o time na zona do rebaixamento e chegou ao vice-campeonato.

Publicidade

Paulista de Valinhos, na região de Campinas, teve carreira como volante e zagueiro, com passagens por Ponte Preta, Guarani, Atlético-MG e Bahia. E conseguiu jogar no clube do coração, o Bugre. Fez 58 jogos, entre a Série C de 2014 e a Série A2 de 2016. Foi o penúltimo clube. Parou na Caldense-MG, em 2017.

Paralelamente à carreira de atleta, estudou Educação Física na UNIP, de Campinas. Depois de parar, fez cursos da CBF e teve sua primeira experiência como como auxiliar de Evaristo Piza, primeiro no XV de Piracicaba e depois no Botafogo-PB, onde foi vice-campeão da Copa do Nordeste.

O destaque fez com que o Bugre convidasse Carpini para assumir o cargo de auxiliar fixo em 2019. Em 40 dias, porém, tornou-se técnico interino e salvou o time da queda na Série B naquela temporada. Ficou um ano no cargo, até a metade da Segundona do ano seguinte, quando foi demitido.

Carpini, então, teve passagem relâmpago pelo Oeste na Série B, com só 20 dias de trabalho. Em 2021, levou a Inter de Limeira às quartas de final do Paulistão. Em 2022, repetiu a dose com o Santo André, caindo na mesma fase. Aí, fez seis jogos na Série D com a Ferroviária, com só uma vitória.

O ano mágico para Thiago Carpini, porém, foi 2023. Depois de comandar o Água Santa na Copa Paulista de 2022, o técnico chegou ao Paulistão com uma base, eliminou o São Paulo nas quartas de final, passou pelo Red Bull Bragantino na semi, venceu o Palmeiras no primeiro jogo da final por 2 a 1, mas acabou perdendo o título estadual com uma dura derrota por 4 a 0 na grande decisão.

Após o wstadual, teve sondagem do Santos, não teve acordo, viajou para a Argentina para visitar clubes como River Plate e San Lorenzo, e iniciaria a Licença Uefa em Portugal.

Até que um convite do Juventude o seduziu. Logo na chegada, emplacou cinco vitórias seguidas, o que tirou o Ju da zona de rebaixamento e colocou na parte de cima da tabela. Em 32 jogos, venceu 17, empatou 11 e teve apenas quatro derrotas, com um aproveitamento de 65% dos pontos disputados pelo clube. Terminou a Série B na vice-liderança, sete pontos atrás do campeão Vitória.

Quem é Thiago Carpini?

  • Nome: Thiago Carpini Barbosa
  • Data de Nascimento: 16/07/1984
  • Local: Valinhos-SP
  • Como jogador: Rio Branco-ES, Ponte Preta, Atlético-MG, Bahia, Crac, Inter de Bebedouro, São José-SP, Monte Azul-SP, Novo Hamburgo, Guarani-MG, Guarani, Penapolense e Caldense
  • Como técnico: Guarani, Oeste, Inter de Limeira, Santo André, Ferroviária, Água Santa e Juventude.

Globo Esporte