Na tarde deste domingo, o São Paulo encara uma dura batalha pela frente. Em compromisso válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro – que está de volta após a paralisação -, o Tricolor recebe o Cruzeiro, a partir das 18h30 (de Brasília), no Morumbis.
Na partida diante da Raposa, o São Paulo busca manter uma invencibilidade ‘dupla’. A primeira delas é relacionada ao técnico Luis Zubeldía. Sob o comando do argentino, a equipe do Morumbi ainda não foi derrotada – em nove jogos, foram sete vitórias e dois empates, com 85,2% de aproveitamento.
A invencibilidade que mais chama a atenção, porém, é relacionada ao adversário deste domingo. Isso porque, jogando dentro de seus domínios, o Tricolor não perde para o clube celeste desde 2017. Desde então, o time paulista tem se sobressaído em casa.
A última derrota do São Paulo para o Cruzeiro no Morumbis aconteceu no dia 13 de abril de 2017. Na ocasião, a equipe mandante foi superada no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, por 2 a 0, com gols de Lucas Pratto (contra) e Hudson.
Na época, o Tricolor ainda era comandado por Rogério Ceni, que fazia sua primeira passagem pelo clube como treinador. Ele mandou a campo um time com: Renan; Buffarini, Rodrigo Caio, Maicon e Júnior Tavares; Jucilei, Cícero e Thiago Mendes; Wellington Nem, Pratto e Luiz Araújo.
Já o Cruzeiro de Mano Menezes, que viria a ser o campeão daquela edição da Copa do Brasil, teve: Rafael; Mayke, Leo Lacerda, Manoel e Diogo Barbosa; Ariel Cabral, Hudson e Arrascaeta; Thiago Neves, Rafinha e Ramón Ábila. Hoje no São Paulo, o goleiro Rafael esteve do lado cruzeirense naquele duelo.
Desde então, os dois times acabaram se enfrentando em poucas oportunidades no Morumbis por conta do rebaixamento do clube mineiro à Série B do Campeonato Brasileiro, que ocorreu no fim de 2019.
De lá para cá, foram apenas quatro jogos no estádio, com três vitórias tricolores e um empate. Na última vez em que duelaram no palco são-paulino, os donos da casa saíram com o triunfo de 1 a 0 graças a um gol de Luciano, que balançou as redes já no fim da partida, válida pelo Brasileirão.
É com o objetivo de manter tais invencibilidades que o São Paulo entra em campo neste domingo. Além disso, se vencer o Cruzeiro, a equipe pode subir na tabela – neste momento, figura na quinta posição, com dez pontos. A Raposa tem a mesma pontuação, mas fica em sexto por conta dos critérios de desempate.
Gazeta Esportiva