A hora de Luiz Gustavo: volante atinge sequência inédita na temporada e se firma no São Paulo

50

Meio-campista aproveita espaço deixado por Pablo Maia, que teve lesão grave na coxa, e cresce como titular tricolor

A grave lesão de Pablo Maia, que tirou o volante de campo desde o fim de abril, e a convocação do jovem Bobadilla para defender a seleção paraguaia na Copa América abriram espaço para Luiz Gustavo ter uma inédita sequência como titular do São Paulo. E o experiente jogador, de 36 anos, está aproveitando essa oportunidade para mostrar que pode ser útil ao Tricolor.

Contratado para esta temporada, com contrato apenas até o fim do ano, Luiz Gustavo sofreu uma lesão no tendão de Aquiles da perna direita em fevereiro. Recuperou-se e voltou a ficar à disposição do técnico Luis Zubeldía em maio, mas ainda como reserva.

No início do mês, foi titular com os jogadores menos utilizados do São Paulo na vitória por 3 a 1 sobre o Águia de Marabá, na estreia da Copa do Brasil, fora de casa. Depois, ainda com Bobadilla à disposição continuou no banco, apenas entrando no decorrer das partidas. Desde a ida do paraguaio à Copa América, Luiz Gustavo abraçou a oportunidade como titular.

Na sequência recente, o volante foi titular contra Internacional, Corinthians, Vasco, Criciúma e Bahia. Nas três últimas partidas, inclusive, jogou os 90 minutos, o que ainda não havia acontecido nesta temporada.

Publicidade

Ser titular era rotina para Luiz Gustavo antes de chegar ao São Paulo. Na temporada saudita de 2022/23, que terminou em maio do ano passado, o volante começou jogando 32 das 34 partidas do Al-Nassr e só foi substituído em oito delas.

Por causa da idade avançada, Luiz Gustavo foi contratado pelo Tricolor com um contrato curto, apenas até o fim de 2024. Se entrar em campo por pelo menos 45 minutos em 60% das partidas do São Paulo neste ano, o volante tem uma renovação automática por mais uma temporada já acertada com o clube.

Por enquanto, porém, Luiz Gustavo está longe da meta. O São Paulo disputou 35 partidas (3.150 minutos) em 2024 até esta quarta-feira – 60% deste número seriam 21 jogos. O volante esteve em 17 (983 minutos). O jogador também só atuou por mais de 45 minutos 12 vezes.

É possível que o contrato de Luiz Gustavo seja renovado mesmo sem as metas. Recentemente, isso aconteceu com o zagueiro Sabino, contratado no início do ano. O São Paulo e o jogador, porém, ainda teriam de negociar as condições dessa extensão.

Globo Esporte