Tricolor fez 14 partidas consecutivas pelo torneio, se firmou na briga pelo G-4, mas sem encostar na ponta; na terça inicia mata-mata na Copa do Brasil
O São Paulo fez 14 jogos consecutivos do Campeonato Brasileiro desde o começo de junho, sem precisar dividir atenções com as copas, a Conmebol Libertadores e a do Brasil. No último, neste sábado, perdeu para o Fortaleza por 1 a 0 no Castelão.
A sequência sem “distrações” ajudou o São Paulo a alcançar uma posição melhor do que nos dois anos anteriores, em que priorizou as disputas de copas, mas não foi suficiente para colocar o time como candidato ao título do Nacional, por enquanto.
Nesses 14 confrontos, o São Paulo conquistou seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas, 22 dos 42 pontos em disputa – aproveitamento de 52,3%.
Foi uma pontuação que fez com que a equipe se firmasse na disputa pelo G-4, ao menos.
O São Paulo é o sexto colocado no Brasileiro, com 32 pontos e 53% de aproveitamento. Está a quatro pontos do Fortaleza, na quarta posição, e a oito do Botafogo, que lidera o torneio – o Flamengo pode igualar a pontuação do time alvinegro e tomar a ponta se vencer o Atlético-GO neste domingo.
Ainda assim, trata-se de uma campanha melhor do que as de 2023 e 2022.
No ano passado, quando priorizou e venceu a Copa do Brasil, era o 10º colocado no Brasileiro depois de 20 rodadas, com 28 pontos (46,6%) de aproveitamento.
Na temporada anterior, em que chegou à final da Copa Sul-Americana, mas foi derrotado pelo Independiente Del Valle, o São Paulo terminou a 20ª rodada com 26 pontos (43,4% de aproveitamento), também na 10ª posição.
A partir desta semana, o time disputará dois mata-matas.
Na terça-feira, inicia as oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Goiás. O jogo de ida é no Morumbis, enquanto a volta, no dia 8 de agosto, será em Goiânia.
Na semana seguinte, mede forças com o Nacional, do Uruguai, nas oitavas da Libertadores. O primeiro duelo será em Montevidéu, no dia 15 de agosto, e a decisão no Morumbis, dia 22.
O clube tem buscado reforços para o elenco antes do início desses confrontos.
O volante Marcos Antônio já acertou, e há um acordo muito próximo de ser finalizado com o zagueiro uruguaio Maurício Lemos, do Atlético-MG. O volante Pol Fernández, do Boca Juniors, é um pedido do técnico Luis Zubeldía, que também espera ter um lateral-esquerdo contrato contratado nesta janela de transferências.
Globo Esporte