Atacante, que pode voltar à lista de relacionados no sábado, é desfalque do time há dez jogos
Desde que o atacante Ferreirinha se machucou no jogo contra o Palmeiras, em 18 de agosto, o aproveitamento do São Paulo caiu, o ataque marcou menos gols e o time foi eliminado da Copa do Brasil e da Conmebol Libertadores.
Nesse período, o técnico Luis Zubeldía testou diferentes formações para o setor ofensivo, mas nenhuma delas resolveu os problemas. A solução pode dar as caras no próximo fim de semana, em duelo com o Cuiabá: o retorno de Ferreirinha à lista de relacionados.
O jogador está recuperado de uma lesão no quadríceps da perna esquerda e cogitou-se que ele poderia ficar no banco contra o Botafogo, pela Libertadores, dada a importância da partida, na semana passada. Não aconteceu, ele continuou fora do time contra o Corinthians, domingo, e há chances de retorno no sábado, em Cuiabá.
Nesse período sem Ferreirinha, o São Paulo disputou dez partidas e conquistou metade dos pontos – foram quatro vitórias, três derrotas e três empates, com 10 gols marcados. Ele ficou fora dos jogos contra o Botafogo, na Libertadores, e Atlético-MG, na Copa do Brasil, quando a equipe foi eliminada desses torneios.
Antes, nos 13 jogos anteriores em que teve Ferreira em campo, momento em que ele se firmou como titular da equipe, o aproveitamento do São Paulo foi de 64% (sete vitórias, duas derrotas e quatro empates) e o ataque fez 17 gols (1,3 por jogo, em média).
Ferreirinha era reserva e com poucas chances com Zubeldía até a partida contra o Criciúma, em junho, um 2 a 1 que encerrou uma série de quatro jogos sem vitórias da equipe.
A partir dali, foi titular em 11 de 14 partidas – esteve suspenso em uma e começou no banco, poupado, em outras duas. Até se lesionar no começo do clássico contra o Palmeiras.
O atacante tem treinado com o elenco nos últimos dias e a expectativa é de que ele volte a estar com a delegação tricolor, que viaja para o Mato Grosso na sexta.
Fonte: Globo Esporte