GloboEsporte
João Doria afirmou que times não jogariam competição antes do fim do Paulista.
Em nota oficial, a CBF rebateu as declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que disse nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, que os clubes do Estado não podem começar a disputa do Campeonato Brasileiro antes do término do Paulistão.
A competição nacional tem início previsto para o dia 9 de agosto, e a CBF reafirmou ter o apoio dos clubes paulistas para que isso aconteça.
“Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6”, diz trecho da nota.
As equipes paulistas que disputam o Brasileirão já tinham concordado com a data de retorno em reunião no fim de junho, inclusive aceitando transferir mandos de campo se suas cidades não estiverem liberadas para receber jogos.
Governador de São Paulo, João Doria, durante entrevista coletiva — Foto: BRUNO ESCOLASTICO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Não há data definida para a volta da disputa estadual. Ela foi paralisada quando faltavam duas rodadas para o término da primeira fase. Para chegar ao fim, são necessárias seis datas: as duas da primeira fase, uma para as quartas de final, uma para as semifinais e duas para as finais.
– Se não me engano, faltam três rodadas (na verdade, são duas mais o mata-mata) para concluir o campeonato (estadual). Sem concluir, os times de São Paulo não podem participar do Campeonato Brasileiro. Estamos levando em conta também isso, os aspectos de saúde e o protocolo que assinamos com a Federação Paulista de Futebol, e esta, por sua vez, com todas as equipes da primeira divisão – disse o governador.
Doria também afirmou que pretende anunciar com a Federação Paulista de Futebol, na semana que vem, a data para o retorno dos jogos no Estadual.
– Até o final da semana que vem, no mais tardar, teremos uma posição relativamente à conclusão do Campeonato Paulista de Futebol – afirmou.
Segundo Doria, a CBF não consultou o governo paulista sobre a volta do Brasileirão. O Estado tem cinco representantes na competição nacional: Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Veja a íntegra da nota oficial da CBF:
“A respeito da declaração do Governador de São Paulo, João Doria, em coletiva nesta segunda-feira, 6, sobre o Campeonato Brasileiro, a CBF afirma que:
1 – Os clubes de São Paulo aprovaram, em reunião no dia 25 de junho, com a presença dos 40 clubes das Séries A e B, as datas de 9 de agosto para o início da Série A do Campeonato Brasileiro e 8 de agosto para início da Série B.
2 – Para preservar estas datas, os clubes concordaram em jogar fora de seus domínios, transferindo o seu mando de campo para outra cidade ou estado caso o seu local de jogo não esteja liberado nas datas de início das competições. Essa decisão foi tomada em votação que contou com o apoio de 19 clubes da Série A, incluindo todos os de São Paulo.
3 – Os clubes de São Paulo disputantes do Campeonato Brasileiro da Série A reafirmaram sua posição em contato com a CBF, nesta segunda-feira, 6. A CBF e a Federação Paulista de Futebol (FPF) estão em permanente sintonia em relação aos temas de interesse do futebol brasileiro.”
LEIA TAMBÉM:
- Fora dos planos do São Paulo, Luan desperta interesse do Remo
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano