GloboEsporte.com
Último post do presidente tricolor em conta criada antes da eleição foi há quase dois meses
Por Alexandre Lozetti, São Paulo
O torcedor são-paulino que fica deprimido ao ver a tabela do Campeonato Brasileiro tem uma boa alternativa de consulta: o Twitter do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva. Lá, o Tricolor não perdeu jogadores, não demitiu Rogério Ceni e está carregado de otimismo para a temporada.
A rede social foi criada pela campanha do presidente para aproximá-lo do público às vésperas da eleição, que aconteceu em abril. Em fevereiro, ele postou pela primeira vez, e a assiduidade, aliada aos bons resultados no início do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, renderam-lhe até um apelido bastante popular: Lecão da Massa.
Até ser eleito para comandar o São Paulo, no dia 18 de abril, Leco postou mensagens, fotos e vídeos com frequência. Logo depois, ele prometeu manter o contato aberto.
Mas agora, com a equipe na penúltima colocação do Brasileirão, seriamente ameaçada de rebaixamento, sua conta está há quase dois meses sem um post sequer. O último, em 19 de julho, foi um vídeo do meia Hernanes, anunciando seu acerto para retornar ao clube. A presença no Z-4 não foi registrada.
Na quarta-feira, no CT, Leco falou rapidamente com os jornalistas sobre a possibilidade de Muricy Ramalho atuar no clube como consultor. Nas redes sociais, no entanto, nada.
A timeline (linha de posts publicados ao longo do tempo) de Leco é bem mais amena do que a realidade. As más notícias são ignoradas. Dorival Júnior, por exemplo, teve sua contratação anunciada pelo presidente, mas não houve qualquer menção à demissão de Rogério Ceni. No Twitter de Leco, o São Paulo parece ter dois treinadores.
O Tricolor fez parte de sua pré-temporada nos Estados Unidos, em janeiro. Do grupo que viajou, 12 jogadores já deixaram o clube, que também fez 19 contratações em 2017. Leco não falou das saídas em seu Twitter. A última notícia dada pelo presidente sobre Thiago Mendes foi a renovação de contrato do volante até 2021, em março. A venda para o Lille, da França, mesmo destino do atacante Luiz Araújo, não foi mencionada.
Outras perdas também passaram em branco, até mesmo a do zagueiro Maicon, em venda de R$ 29,3 milhões – considerada um “milagre” por Leco, em entrevista ao GloboEsporte.com. Por outro lado, as contratações de Gómez, Arboleda e Petros foram anunciadas pelo dirigente na rede social.
O último resultado de um jogo comentado pelo presidente foi a derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, mas de maneira bastante discreta. Ele lamentou o “resultado ingrato”. Já uma vitória, Leco não celebra desde 28 de maio, quando postou sobre os 2 a 0 em cima do Palmeiras, na véspera.