GloboEsporte.com
Leandro Canônico e Marcelo Hazan
Tricolor empata 12 dos 32 jogos; resultados são determinantes para a queda na tabela.
O São Paulo é o “rei dos empates” do Campeonato Brasileiro. Em 12 jogos, o Tricolor saiu de campo com a igualdade. Após o 2 a 2 diante do Flamengo, domingo, no Morumbi, o time virou o líder isolado neste quesito. Fato que foi decisivo na queda da produção no segundo turno.
No primeiro, o São Paulo empatou cinco vezes em 19 jogos. Mas, no segundo turno, o time já superou esse número em apenas 13 partidas. Foram sete empates até agora.
Esse desempenho fez o Tricolor deixar o status de líder e favorito ao título para assumir o rótulo de apenas postulante a uma vaga na Libertadores. Essa é a realidade do técnico Aguirre.
São Paulo de Diego Aguirre é o rei dos empates no Brasileirão — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Mas quais empates foram os mais dolorosos? Quais podem ser considerados ponto conquistado? E quais podem ser encarados com pontos perdidos? O GloboEsporte.com analisa:
- 2ª rodada – Ceará 0x0 São Paulo – pontos perdidos
As duas primeiras rodadas eram consideradas ótimas para o São Paulo arrancar no Brasileiro com duas vitórias, mas o time venceu o Paraná na estreia e parou no Ceará logo em seguida. Era um dos jogos como visitante como grande chance de vitória, ainda mais em começo de campeonato.
- 3ª rodada – Fluminense 1×1 São Paulo – pontos perdidos
O São Paulo vencia no Maracanã quando, aos 43 minutos do segundo tempo, Pedro fez o gol de empate do Fluminense. A atuação do Tricolor paulista era boa, mas um vacilo nos minutos finais impediu o time de Diego Aguirre de conquistar dois pontos a mais.
- 4ª rodada – São Paulo 2×2 Atlético-MG – ponto ganho
Nessa partida, o São Paulo saiu na frente e cedeu a virada ao Atlético-MG. Pelas circunstâncias do jogo, mesmo sendo no Morumbi, o gol de empate marcado por Diego Souza aos 35 minutos do segundo tempo fez o resultado ser comemorado.
- 5ª rodada – Bahia 2×2 São Paulo – ponto ganho
Shaylon, com um golaço de fora da área, aos 47 do segundo tempo, evitou a derrota do São Paulo na Fonte Nova e manteve o Tricolor invicto no Campeonato Brasileiro.
Shaylon faz o gol de empate do São Paulo contra o Bahia
- 10ª rodada – São Paulo 0x0 Internacional – pontos perdidos
É verdade que o time, pela primeira vez na competição, teve o desfalque de Nenê, então principal estrela da equipe. Mas a atuação abaixo da média fez o São Paulo perder pontos importantes.
- 20ª rodada – Paraná 1×1 São Paulo – pontos perdidos
Um dos empates mais lamentados nos bastidores do clube do Morumbi. O São Paulo abriu o placar contra o lanterna, teve a chance de ampliar, mas vacilou na defesa e cedeu o empate. O jogo marcou o começo da derrocada do Tricolor no segundo turno. O Paraná, por sua vez, está rebaixado com seis rodadas de antecedência.
- 22ª rodada – São Paulo 1×1 Fluminense – ponto ganho
O Tricolor teve Diego Souza expulso aos 33 minutos do primeiro tempo e saiu atrás no placar. Mas conseguiu a igualdade mesmo com um jogador a menos na maior parte da partida. Tréllez fez o gol de empate.
Tréllez faz o gol de empate do São Paulo contra o Fluminense
- 25ª rodada – Santos 0x0 São Paulo – ponto ganho
O San-São na Vila Belmiro teve como chance mais clara uma arrancada de Rodrygo desde o meio de campo até ficar cara a cara com Sidão. O goleiro saiu, e o santista finalizou para fora. Naquela altura, o rival estava em plena ascensão na temporada.
Rodrygo perde chance claríssima para o Santos, e São Paulo escapa da derrota no clássico
- 26ª rodada – São Paulo 1×1 América-MG – pontos perdidos
Assim como o duelo com o lanterna Paraná, esse é outro empate muito lamentado nos bastidores do São Paulo. O time de Diego Aguirre saiu na frente e cedeu o empate aos 35 minutos do segundo tempo, no Morumbi.
- 27ª rodada – Botafogo 2×2 São Paulo – ponto ganho
O Tricolor ficou duas vezes atrás no placar e conseguiu buscar a igualdade. Embora tenha criado chances para virar a partida no segundo tempo, o São Paulo ao menos não saiu derrotado do estádio Nilton Santos depois de ver o Botafogo na frente.
- 30ª rodada – São Paulo 0x0 Atlético-PR – pontos perdidos
Na ocasião, o empate dentro do Morumbi foi o sexto jogo seguido sem vitórias. A partida marcou também uma espécie de anticlímax no sonho pelo título Brasileiro, pois depois de oito jogos com ao menos 40 mil torcedores o estádio recebeu cerca de 13 mil pessoas.
São Paulo e Atlético-PR: jogo teve público de 13 mil pessoas — Foto: Marcos Ribolli
- 32ª rodada – São Paulo 2×2 Flamengo – pontos perdidos
O São Paulo liderou o placar por duas vezes e permitiu a reação do Flamengo nas duas oportunidades dentro do Morumbi. Pior: era um confronto direto na luta pelas primeiras posições. Três pontos separam os times na tabela.
Tudo em consequência técnico covarde, um professor pardal, apoiado por uma diretoria passiva, com um elenco medíocre.