São Paulo vira time com mais empates no Brasileirão; veja os pontos ganhos e perdidos

GloboEsporte.com

Leandro Canônico e Marcelo Hazan

Tricolor empata 12 dos 32 jogos; resultados são determinantes para a queda na tabela.

O São Paulo é o “rei dos empates” do Campeonato Brasileiro. Em 12 jogos, o Tricolor saiu de campo com a igualdade. Após o 2 a 2 diante do Flamengo, domingo, no Morumbi, o time virou o líder isolado neste quesito. Fato que foi decisivo na queda da produção no segundo turno.

No primeiro, o São Paulo empatou cinco vezes em 19 jogos. Mas, no segundo turno, o time já superou esse número em apenas 13 partidas. Foram sete empates até agora.

Esse desempenho fez o Tricolor deixar o status de líder e favorito ao título para assumir o rótulo de apenas postulante a uma vaga na Libertadores. Essa é a realidade do técnico Aguirre.

São Paulo de Diego Aguirre é o rei dos empates no Brasileirão — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo de Diego Aguirre é o rei dos empates no Brasileirão — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Mas quais empates foram os mais dolorosos? Quais podem ser considerados ponto conquistado? E quais podem ser encarados com pontos perdidos? O GloboEsporte.com analisa:

  • 2ª rodada – Ceará 0x0 São Paulo – pontos perdidos

As duas primeiras rodadas eram consideradas ótimas para o São Paulo arrancar no Brasileiro com duas vitórias, mas o time venceu o Paraná na estreia e parou no Ceará logo em seguida. Era um dos jogos como visitante como grande chance de vitória, ainda mais em começo de campeonato.

  • 3ª rodada – Fluminense 1×1 São Paulo – pontos perdidos

O São Paulo vencia no Maracanã quando, aos 43 minutos do segundo tempo, Pedro fez o gol de empate do Fluminense. A atuação do Tricolor paulista era boa, mas um vacilo nos minutos finais impediu o time de Diego Aguirre de conquistar dois pontos a mais.

  • 4ª rodada – São Paulo 2×2 Atlético-MG – ponto ganho

Nessa partida, o São Paulo saiu na frente e cedeu a virada ao Atlético-MG. Pelas circunstâncias do jogo, mesmo sendo no Morumbi, o gol de empate marcado por Diego Souza aos 35 minutos do segundo tempo fez o resultado ser comemorado.

  • 5ª rodada – Bahia 2×2 São Paulo – ponto ganho

Shaylon, com um golaço de fora da área, aos 47 do segundo tempo, evitou a derrota do São Paulo na Fonte Nova e manteve o Tricolor invicto no Campeonato Brasileiro.

Shaylon faz o gol de empate do São Paulo contra o Bahia

Shaylon faz o gol de empate do São Paulo contra o Bahia

  • 10ª rodada – São Paulo 0x0 Internacional – pontos perdidos

É verdade que o time, pela primeira vez na competição, teve o desfalque de Nenê, então principal estrela da equipe. Mas a atuação abaixo da média fez o São Paulo perder pontos importantes.

  • 20ª rodada – Paraná 1×1 São Paulo – pontos perdidos

Um dos empates mais lamentados nos bastidores do clube do Morumbi. O São Paulo abriu o placar contra o lanterna, teve a chance de ampliar, mas vacilou na defesa e cedeu o empate. O jogo marcou o começo da derrocada do Tricolor no segundo turno. O Paraná, por sua vez, está rebaixado com seis rodadas de antecedência.

  • 22ª rodada – São Paulo 1×1 Fluminense – ponto ganho

O Tricolor teve Diego Souza expulso aos 33 minutos do primeiro tempo e saiu atrás no placar. Mas conseguiu a igualdade mesmo com um jogador a menos na maior parte da partida. Tréllez fez o gol de empate.

Tréllez faz o gol de empate do São Paulo contra o Fluminense

Tréllez faz o gol de empate do São Paulo contra o Fluminense

  • 25ª rodada – Santos 0x0 São Paulo – ponto ganho

O San-São na Vila Belmiro teve como chance mais clara uma arrancada de Rodrygo desde o meio de campo até ficar cara a cara com Sidão. O goleiro saiu, e o santista finalizou para fora. Naquela altura, o rival estava em plena ascensão na temporada.

Rodrygo perde chance claríssima para o Santos, e São Paulo escapa da derrota no clássico

Rodrygo perde chance claríssima para o Santos, e São Paulo escapa da derrota no clássico

  • 26ª rodada – São Paulo 1×1 América-MG – pontos perdidos

Assim como o duelo com o lanterna Paraná, esse é outro empate muito lamentado nos bastidores do São Paulo. O time de Diego Aguirre saiu na frente e cedeu o empate aos 35 minutos do segundo tempo, no Morumbi.

  • 27ª rodada – Botafogo 2×2 São Paulo – ponto ganho

O Tricolor ficou duas vezes atrás no placar e conseguiu buscar a igualdade. Embora tenha criado chances para virar a partida no segundo tempo, o São Paulo ao menos não saiu derrotado do estádio Nilton Santos depois de ver o Botafogo na frente.

  • 30ª rodada – São Paulo 0x0 Atlético-PR – pontos perdidos

Na ocasião, o empate dentro do Morumbi foi o sexto jogo seguido sem vitórias. A partida marcou também uma espécie de anticlímax no sonho pelo título Brasileiro, pois depois de oito jogos com ao menos 40 mil torcedores o estádio recebeu cerca de 13 mil pessoas.

São Paulo e Atlético-PR: jogo teve público de 13 mil pessoas — Foto: Marcos Ribolli

  • 32ª rodada – São Paulo 2×2 Flamengo – pontos perdidos

O São Paulo liderou o placar por duas vezes e permitiu a reação do Flamengo nas duas oportunidades dentro do Morumbi. Pior: era um confronto direto na luta pelas primeiras posições. Três pontos separam os times na tabela.

1 COMENTÁRIO