Pois bem, após a eliminação no Paulistão e na Copa do Brasil parece que os dezoito dias que ficaríamos sem jogar iriam ser uma eternidade e de fato foram… depois disso o São Paulo só voltaria a jogar no dia 11 de Maio que é hoje, contra o Defensa y Justicia da Argentina no Morumbi pelo jogo da volta na Copa Sul-Americana. Bem, realmente durou uma eternidade, mais da metade de um mês inteiro. Rogério teria tempo pra treinar, a diretoria pra contratar alguns nomes pro começo do Brasileirão e pro restante da Sul-Americana, não é?! Sim! Mas não foi isso que aconteceu.
Nesses dezoito dias sem jogar, não mudou absolutamente nada! Alguns dizem que teria uma lista com os primeiros sete a ser dispensados (que eu falei no texto da semana passada), outros dizem que além dessa lista teria uma outra (segunda) lista de dispensa mas a verdade é que oficialmente ninguém saiu e/ou nem foi avisado que deixaria de integrar o elenco para o restante do ano. Também não se foi falado de reforços para o Brasileirão; Rogério após a eliminação para o Cruzeiro, no fim de semana seguinte declarou que deveria vir e queria reforços de peso para o time no Brasileirão, Leco também declarou que teria reforços para o Brasileirão, mas… cadê? Nem ao mesmo interesse em algum jogador o São Paulo não declarou.
Nesses dezoito dias o São Paulo treinou, mas treinos fechados para a imprensa, inclusive o primeiro após a eliminação. Outra pergunta que fica: Pra que fechar treino nesses dias? Logo os que sucediam as eliminações, com qual intuito não deixar imprensa e torcedores ver o treino já que não iria jogar contra ninguém?! Fizeram um jogo-treino no Sábado em Cotia contra o Oeste, o “poderosíssimo” Oeste que quase foi rebaixado pra Série C no ano passado e esse ano nem ao menos se classificou pra fase de mata-mata da A2 do Paulista. Venceu o jogo por 3 a 0. Um dos grandes problemas do São Paulo acho que é esse, sempre que tem “folga” ou “férias” marca esses jogos-treino contra… ninguém. Sarasota e Boca Ratón no começo do ano, Columbus Crew que foi campeão dos Estados Unidos há quase dez anos atrás e agora contra o Oeste que não chega no mata-mata da A2 e quase é rebaixado pra terceira divisão do Brasileiro, se salvando na última rodada.
Aí você que tá lendo pode falar: “Ah, mas é jogo pra testar posicionamento e táticas”, de que adianta isso contra time pequeno e em jogo que vale por campeonato contra time grande vai pra cima e tenta o gol e no primeiro contra-ataque toma o gol e já praticamente para de jogar? Que tática é essa?
Se mudou algo nesses dezoito dias, foi fora de campo somente porque Leco apresentou o conselho de diretoria com Raí e… Pimenta (!!!), isso foi um tapa na cara e claramente chamar de “trouxa” quem brigava por um dos lados e apoiava um dos lados na eleição. No jogo-treino de Sábado perdemos Wesley (que esse nem sei se pode usar a colocação “perdemos”, talvez seja até reforço) e Morato, que vinha bem, jogou bem contra o Cruzeiro na Copa do Brasil e fez até o cruzamento para o gol de Pratto. Morato parece que até tem vontade de jogar, infelizmente parece que ficará seis meses parado.
Daqui a pouco 21h45 o São Paulo joga contra o Defensa y Justicia no Morumbi, pra quem não lembra o primeiro jogo foi 0 a 0. O São Paulo é favorito? Sim, mas isso não tira do time da Argentina a vontade de ir pra cima, se fizerem um gol, apenas um gol (ou seja, abrirem o placar) complica tudo. Vamos ver dentro de campo se algo realmente mudou nesses dezoito dias parado, né?! Pois vendo de fora, não mudou, nada!
Até semana que vem!
________________________________________________________________
Contato:
Twitter: @carlinhosnovack | [email protected]
Carlinhos Novack é Jornalista, já foi colunista de outros sites tricolores, ex-LANCE!. Escreve suas colunas na SPNet todas as Quintas.
ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição dos proprietários da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.