Além das 4 linhas – Realidade

345

Como torcedor do SPFC entrei para o clube dos “realistas” que aguardam melhorias em todos os setores, seja dentro, seja fora de campo. Por esta razão passei a não criticar o elenco e a comissão técnica, por exemplo. Conhecendo Muricy e RC imagino a cabeça deles com o elenco limitado que tem o SPFC, já que os dois são profissionais que não se contentam com pouco, ao contrário, querem times vitoriosos, não querem times competitivos.

Mas a realidade é tentar revelar jogador para vender e pagar contas atrasadas. Todos os jogadores vindos da base são, acima de tudo, mercadorias a venda. Moreira, Diego, Leo, Wellington, Pablo, Nestor, Gomes, Luan e etc estão na “vitrine”, não estão em campo jogando. Mas também jogam por conta da falta de opções melhores, claro. Isso vai passar? Se fizerem tudo certo em poucos anos deveremos ver o tricolor em boa forma, tenho certeza. Se a torcida começar a queimar os jogadores, o plano levará mais tempo para dar certo.

Faltam quatro partidas no BR22, todas serão contra bons adversários. RC já declarou que o SPFC não jogará a Libertadores 23 para ganhar, vai participar da libertadores para faturar. Claro que a participação ajuda na formação do elenco, pois muitos jogadores escolhem os clubes que participarão da liberta. Eu sonho com um goleiro, um zagueiro, um meia e um atacante de velocidade que sejam bons, pois para pegar meia boca, fica com os moleques de Cotia. Dependendo das saídas, outras posições precisarão de reforços.

Publicidade

Meu amigo flamenguista Juan me fala sempre: “O urubu ficou 5 anos pagando dívida”. O tricolor está no segundo ano, estamos no lucro com uma taça de campeão e dois vices em dois anos. Se realmente estão fazendo a coisa certa, em breve o clube começará a colher o que está plantando agora.

No jogo de ontem contra o conhecido e complicado Atlético de Goiás nosso mais querido teve muitas dificuldades mais uma vez. Em minha modesta opinião a espinha dorsal do time não funciona e acredito ter uma boa análise: Arboleda faz muita falta no miolo da zaga e precisa de um parceiro top para tranquilizar. Uma dupla de volantes, que RC nunca escalou, precisa jogar para defender nosso gol e equilibrar o meio de campo. Proponho Luan e Gabriel. O Patrick está muito bem e sempre fez o meio de campo pelo lado esquerdo por onde jogou, agora, para formar o quarteto de meio de campo o time precisa de um bom jogador para o lado direito. Esse cara pode ser o Nikão? Veremos. Eu sonho com um cara diferenciado neste lugar. O ataque tem uma boa dupla, mas carece mesmo de um velocista, característica que todo bom time possui, espero ver o SPFC conseguindo ter este jogador. O goleiro parece estar acima dos últimos, tudo indica, mas sonho também com um cara de nível alto. As laterais estão até certo ponto bem se a zaga subir de nível e a volancia também, pois assim o time teria cobertura para as subidas de Reinaldo por exemplo. Sem o meio de campo com mais qualidade e com zaga frágil, um time de futebol não funciona.

O SPFC jogou as últimas partidas contra times fracos que lutam contra o rebaixamento e teve dificuldades, isto é um sinal muito claro da falta de qualidade do nosso time. De agora em diante o time enfrentará adversários com nível mais alto do que fez nas últimas partidas. A lição de casa terá que ser feita, ou seja, vencer os jogos no Morumbi. Será possível a este time vencer os próximos bons adversários? Inter em casa e Fluminense fora são times que jogam bem. Atlético MG em casa tem elenco bom e Goiás é sempre complicado na casa dele. Preparem os corações.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé.

Carlito Sampaio Góes