Além das 4 linhas – Tricolor voltou!

546

O título inédito da copa do brasil foi realmente forte e foi também consequência de um trabalho realizado por muita gente dentro do clube, podem apostar nisso.

Eu não gosto de política misturada com negócios, gosto de empresas privadas e não de estatais por isso, nem de clube gosto, onde há muita política envolvida na administração, por isso este mar de incompetência. Mas é completamente notório o “bom” trabalho da atual diretoria. Em verdade o SPFC é tão gigante e virtuoso, que basta uma administração razoável para as coisas darem certo, diferente do que acontece nos outros clubes. Em minha opinião isso ainda é pouco, o SPFC merece uma boa administração profissional separada do social, mas isso é outro assunto.

O fato é que desde 2021 a gente observa uma clara evolução de ano para ano, sendo 2023 um ano muito bacana, não pela taça somente, mas pelo conjunto da obra. Foram realizadas boas contratações de jogadores e boas dispensas. Este elenco vem sendo montado aos poucos em meio aos enormes problemas que tem o cofre do clube, frutos de anos catastróficos na gestão. Um novo e bom treinador veio e fez o acabamento que tudo precisava, provando mais uma vez que sem bom e vitorioso treinador não se ganha nada de importante. Mas não podemos nos esquecer dos méritos de quem passou pelo clube antes da atual comissão. Quem contratou Rato? Quem contratou Alisson? Quem trouxe Rafinha? O goleiro Rafael?

Publicidade

Além disso, o Refis sofreu uma transformação. O fornecedor de material esportivo está sendo colocado para fora por mostrar incapacidade de trabalhar junto ao tricolor paulista. Desde 2021 o clube conta com novos patrocinadores também. Isso tudo fruto da atual gestão.

O trabalho foi enorme até aqui e me remete ao choro do Muricy após a conquista do paulista de 2021. Aquilo foi a demonstração do tamanho do desafio que eles pegaram. A vinda do Dorival, mesmo com a desconfiança de muitos, foi o detalhe final que só quem está dentro do clube pode cravar como acertada. Eu falo de Muricy, o cara que trabalha nos bastidores dando todo o respaldo que a diretoria precisa dentro do departamento de futebol. Ele conhece muito bem o Dorival, conhece o futebol como poucos, conhece o SPFC e via o ambiente interno conturbado e sentiu a necessidade de um profissional como Dorival para arrumar a casa. Crespo e Rogério não sabem acalmar um vestiário, possuem outro perfil.

E o que faltava não era só acalmar e trazer boas energias motivacionais, faltava algo a mais, além da boa gestão de pessoas, que depois a gente foi notando que faltava e agora existe. A sacada foi escalar Alisson como volante. Escalar Nestor pelo lado esquerdo. Manter Rato na direita. Sacar o Luciano e colocar o Lucas foi coisa de gente que sabe lidar com gente, pois Luciano era titular e virou reserva sem causar danos. Além disso tudo, ele fez do elenco um time vencedor!

O time encaixou! Os dois volantes marcam muito e possibilitam aos laterais subirem, principalmente o Caio. Com os dois meias, Nestor e Rato, fazendo dupla função, ajudar o meio e ajudar na frente, graças à força física que possuem, o futebol do time cresceu demais. Estes quatro caras do meio possibilitam bom futebol dos laterais, bom futebol dos atacantes, protegem a zaga e fazem o time funcionar. Como sempre escuto: O futebol se ganha no meio de campo. Esta foi a grande diferença em campo entre Dorival e Rogério. Para completar, se Dorival tivesse caído no conto dos saudosistas do futebol e tivesse escalado o tal quarteto com James, Luciano, Lucas e Carelli, estaríamos falando agora que o SPFC joga um bom futebol, mas perdeu a taça da copa do brasil.

Como sempre disse Muricy: Quer ver espetáculo vá ao circo! Aqui é futebol.

Salve o tricolor paulista, o clube da fé no trabalho.

Carlito Sampaio Góes.