Memórias Tricolor – Quando o futebol parou

178

Estamos sem o nosso amado futebol, desde 14 de março quando o São Paulo derrotou o Santos em pleno Estádio do Morumbi o campeonato parou.

Com portões fechados como medida preventiva para evitar aglomerações o Santos abriu o placar, mas a noite era de Pablo que brilhou e Tricolor venceu e ficou na liderança do Grupo C com 18 pontos.

De lá para cá não tivemos mais jogos em nosso país e o campeonato Paulista segue paralisado há 2 rodadas do final da 1ª fase, uma pena. O Campeonato Paulista era liderado pelo Santo André do grupo B, e times do interior tinham excelente participação, de lá para cá vivemos a melancolia da Quarentena e a Pandemia do novo coronavírus, algo que muitos de nós jamais imaginávamos em nossas vidas.

Mas será essa a primeira vez na história que um campeonato assim para? Já vivemos pausas programadas para Copas do Mundo, porém sempre programadas nos calendários.

Publicidade

A Coluna Memórias Tricolor volta no tempo, e vamos contar a história do Campeonato Paulista de 1932, exatos 88 anos atrás.

Era a época do campeonato amador, o futebol ainda estava em seu início e apenas 12 clubes participavam do campeonato, que tinha entre eles o SC Germânia, CY Ypiranga, EC Sírio, Atlético Santista e SC Internacional. O campeonato era de turno e returno, ou seja, todas as equipes se enfrentariam e ao final quem mais pontos conquistasse sagraria campeão o famoso “pontos corridos”.

No 1º turno o Palestra Itália foi imbatível 11 jogos e 11 vitória um total de 22 pontos (cada vitória valia 2 pontos), o São Paulo campeão no ano anterior, e como uma fortíssima equipe era o 2º colocado com 17 teria que no 2º turno superar o Palestra Itália, existia na equipe e dirigentes confiança, porém teve início a Revolução Constitucionalista, a Guerra de São Paulo contra o Regime Federal e principalmente Getúlio Vargas que tomou o poder em 1930, parou o campeonato.

O levante paulista contra os desmandos do Presidente Getúlio Vargas que rasgara a Constituição com o golpe de 1930 e se tornava a cada dia mais ditatorial era uma Guerra Civil de São Paulo contra o Brasil, assim o Estado de São Paulo que acabou não tenho o apoio dos demais Estados foi sendo bombardeado e teve toda sua economia colocada choque. O futebol também parou.

Não restou outra alternativa a Associação Paulista de Sports Athleticos, e assim o Palestra Itália ficou com o título, a Luta do Povo Paulista contra Vargas fez o futebol pela 1ª vez em nosso país parar. Este foi o 20º campeonato de Foot-Ball como a época era chamado o nosso tão amado esporte.

Foi neste campeonato também a última participação dos Sport Club Germânia e Sport Clube Internacional, e também o último Paulistão amador da historio, pois a partir de 1933 o Futebol se tornaria profissional. O Palestra Itália conquistou assim seu 4º título.

Que logo possamos superar esta atual fase e ver nosso Glorioso Tricolor em campo novamente.


Gustavo Flemming, 42 anos de amor ao SPFC, é empresário no segmento de pesquisa de mercado e consultoria em marketing, conselheiro da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Pinheiros. Escreve a Coluna Memórias Tricolor desde maio de 2017.

Contato: [email protected]

ATENÇÃO: O conteúdo dessa coluna é de total responsabilidade de seu autor, sendo que as opiniões expressadas não representam necessariamente a posição da SPNet ou de sua equipe de colaboradores.

3 COMENTÁRIOS