São Paulo tentou ‘construir’ líderes; veja quem já foi capitão

81

LANCENET.COM

Em 2014, Rogério Ceni iniciou rodízio de capitães para tentar fazer surgir no elenco novas lideranças, mas Muricy Ramalho ainda reclama da falta de comunicação

LANCEPRESS! São Paulo (SP)

Corinthians x São Paulo - Kaká (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)
Kaká foi capitão do São Paulo contra o Corinthians, na Arena (Foto: Eduardo Viana/ LANCE!Press)

No São Paulo, o técnico Muricy Ramalho acusou uma falta de liderança entre seus jogadores de linha. O comandante disse que desde a saída de Kaká, atualmente no Orlando City (EUA), seus jogadores se comunicam menos em campo. A busca por um líder teve até iniciativa de Rogério Ceni, que promoveu rodízio de capitães, mas já foi desfalcada por três de seus candidatos.

Incomodado com as críticas da torcida, o volante Maicon era peça importante para que o time de Muricy Ramalho não fosse tão calado em campo. O agora gremista era um dos mais ativos nos jogos para orientar os companheiros e reclamar com a arbitragem. Até mesmo durante os treinos era possível ouvir Maicon cobrando, corrigindo e elogiando os colegas. Este ano, ele foi capitão contra o XV de Piracicaba, no duelo seguinte ao do Capivariano, em que foi vaiado mesmo com boa atuação.

Publicidade

Confira abaixo outros que utilizaram a braçadeira de capitão do São Paulo com Rogério Ceni em campo:

PH Ganso
O camisa 10 foi um dos jogadores mais vezes presenteados com a faixa de capitão na temporada passada. Com o juiz, o Maestro tem se notabilizado como o mais exaltado do time, mas o maior poder de liderança nele era a qualidade com a bola. Nem sequer foi relacionado hoje.

Denilson
O volante também usou a faixa mais de uma vez em 2014 e é, realmente, mais ativo do que os companheiros. A seu favor pesa o fato de começar a maioria das jogadas na defesa e de ser mais identificado com o clube. Ainda assim não é tão falante quanto Muricy Ramalho gostaria que seu líder fosse.

Kaká
Fundamental para a boa campanha no Brasileirão do ano passado, motivava os companheiros pela postura dentro e fora de campo. Conseguia reorganizar o time durante os jogos, conversava com a arbitragem – e era respeitado – e contava com a idolatria vinda da torcida.

Alvaro Pereira
Outro que era um líder natural devido ao comportamento em campo e no dia a dia no CT da Barra Funda. A dedicação para defender o Tricolor mesmo lesionado ou enfrentando maratona de viagens após jogos pelo Uruguai era exaltada mais do que a própria capacidade técnica. Pediu para sair e foi negociado com o Estudiantes (ARG) em janeiro.