Tricolor luta, Centurión se destaca, mas rival vence o clássico

80

O Tricolor cresceu na segunda etapa, criou boas oportunidades para marcar, mas não conseguiu evitar o revés para o Corinthians (1 x 0) na tarde deste domingo (8), no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Paulista de 2015. Apesar do resultado adverso, a atuação do argentino Centurión – titular pela primeira vez diante da torcida são-paulina – deixou os torcedores animados. Dono de dribles rápidos e muita vontade, o meia-atacante se destacou logo em seu primeiro clássico e demonstrou que poderá ajudar a equipe na Copa Bridgestone Libertadores da América.

Apesar do revés, o São Paulo se manteve na liderança do Grupo A na competição estadual. Após oito jogos, o Tricolor detém 17 pontos. Na próxima rodada, para tentar se recuperar do revés desta tarde, os comandados do técnico Muricy Ramalho receberão o São Bento na próxima quinta-feira (12) novamente pelo torneio regional.

Publicidade

Para o confronto deste final de semana, o time não pôde contar com Dória (entorse no tornozelo esquerdo), Carlinhos (aprimora forma física após se recuperar de tendinite no joelho esquerdo), Rodrigo Caio (recupera a forma física após cirurgia no joelho esquerdo), Denis (recupera-se de cirurgia no ombro direito) e Alexandre Pato (questões contratuais).

Dessa forma, com a formação testada nos últimos dias, a equipe são-paulina começou a partida com Rogério Ceni; Bruno, Rafael Toloi, Edson Silva e Reinaldo; Denilson, Souza, Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos; Centurión e Luis Fabiano. Denilson se posicionou entre a zaga na saída de bola. Na frente, Centurión e Michel tinham as missões de chegar ao ataque pelas pontas.

Quando a bola rolou, o Tricolor tentava avançar principalmente pela esquerda com Centurión, que buscava as jogadas em velocidade. Bem aberto, o argentino deu trabalho aos marcadores, buscou as tabelas e deu mobilidade ao setor.  Por ali, o São Paulo era mais agudo e levava perigo ao adversário, que jogava de igual para igual.

E quando o confronto era parelho, apesar as escapadas do camisa 20 pela esquerda, o arquirrival tirou o zero do placar. Aos 11 minutos, Guerrero recebeu na direita e cruzou na medida para Danilo, que bateu de primeira e abriu o marcador. O gol dos visitantes esfriou o confronto, que só foi ficar emocionante novamente na metade do primeiro tempo.

Aos 24 minutos, após Rogério praticar boa defesa e impedir o tento corintiano, o time são-paulino se mandou para o ataque. Michel Bastos cruzou da esquerda e Centurión completou de carrinho. Cássio fez ótima defesa e evitou o empate. No rebote, Luis Fabiano foi travado e Denilson mandou por cima do gol.

O lance deu novo ânimo aos anfitriões, que começou a ocupar mais espaços no meio de campo. O Corinthians se posicionava bem na defesa e apostava nos contra-ataques e cruzamentos para a área para surpreender.  Centurión e Michel Bastos inverteram de lado mais de uma vez durante o clássico para confundir a marcação, mas a defesa rival brecava as investidas.

Centurión era quem mais tentava furar o bloqueio corintiano, mas a compacta defesa com oito jogadores na marcação dos visitantes não deixava o São Paulo ficar com a bola nos pés no ataque. Assim, apesar de rondar a área com mais frequência e tentar municiar o Fabuloso, as redes não balançaram novamente antes do intervalo.

Na volta para o segundo tempo, os donos da casa partiram para cima e encurralaram o rival. Logo aos dois minutos, Centuríon tabelou com Luis Fabiano e bateu forte para marcar. A arbitragem, no entanto, anulou a jogada e marcou impedimento do camisa 20, que era o melhor atleta são-paulino em campo.

Pouco depois, aos 7, Michel Bastos chutou e bola bateu no braço do zagueiro Gil, que já tinha cartão amarelo e acabou expulso. O árbitro assinalou pênalti, e o goleiro Rogério Ceni foi para a cobrança. O capitão encheu o pé, mas Cássio evitou o gol com o pé e a bola explodiu no travessão. Daí em diante, o jogo ficou muito nervoso, com divididas e discussões.

Para dar mais ofensividade, Muricy promoveu a entrada do atacante Alan Kardec no lugar de Reinaldo, que já tinha cartão amarelo. Assim, Michel Bastos foi deslocado para a lateral, e o São Paulo ficou a maior parte do tempo no campo de ataque em busca do empate. Pressionando, o Tricolor causou inúmeras oportunidades, mas esbarrou na falta de sorte.

Com a missão de manter o bom momento da equipe no clássico e acuar ainda mais o Corinthians, Cafu herdou a vaga do volante Souza. Na primeira jogada do camisa 17, aos 24 minutos, o jogador avançou e deixou Luis Fabiano na cara do gol. O atacante invadiu a área e marcou. Porém, o auxiliar parou o lance e marcou impedimento.

Denilson, aos 28, Luis Fabiano, aos 30, e Kardec, aos 34, também passaram perto de balançar as redes. Mas não conseguiram passar pela defesa adversária. O argentino Centurión ainda arriscou algumas investidas pelas pontas, sempre passando com facilidade pelos marcadores, mas o Tricolor não conseguiu deixar tudo igual. Como reconhecimento do esforço e categoria do camisa 20, a torcida gritou o nome do meia-atacante antes do apito final.