O roteiro de terror do São Paulo-2015 ganhou mais um capítulo neste domingo. Em outra má atuação, a equipe foi derrotada pelo Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, por 2 a 0. O Tricolor da capital até teve chances, a melhor no pé de Centurión, que chutou em cima do goleiro Renan Rocha. Mas, em geral, apresentou um resumo da temporada: desorganização e desinteresse.
A cena mais bonita da partida foi o choro do jovem Vitor, de 20 anos, ao concluir bela jogada de ataque e abrir a vitória botafoguense em lance que teve início com desarme sobre Ganso, no meio-campo. O camisa 10 são-paulino ficou paradinho, vendo o contra-ataque de camarote. Minutos depois, acertou a trave em chute de fora da área. Também havia sido dele o belo passe para Centurión perder gol. Mais demonstrações do talento que não sustenta o futebol atual.
A derrota não altera a situação do São Paulo em seu grupo. A liderança está garantida e o adversário das quartas de final definido: RB Brasil. Mas pode haver consequências futuras. Com a pior campanha entre os líderes, a uma rodada do fim da primeira fase, o cruzamento aponta o Corinthians, melhor do campeonato, no caminho da semifinal, na arena do Timão.
Além disso, o regulamento prevê que o líder de menor pontuação entre os três da capital (São Paulo, Corinthians e Palmeiras) terá que jogar as quartas de final fora do município por questões de segurança. Segundo o vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, porém, a Federação Paulista de Futebol sinalizou que todos mandarão as partidas em seus estádios. O São Paulo tem 29 pontos, menos que os 30 do Palmeiras, 31 do Santos e 36 do Corinthians.
Já o Botafogo chegou aos 19 pontos e pode confirmar ainda neste domingo, se o Linense não vencer o São Bernardo, sua vaga para enfrentar o Palmeiras nas quartas de final.
Sem Alan Kardec e Luis Fabiano, machucados, Muricy Ramalho escalou Pato e Ewandro no ataque. O garoto teve boa movimentação e perdeu duas oportunidades que caíram em seu pé direito. Ele é canhoto. Pato, mais centralizado, teve enorme dificuldade.
O sistema defensivo sofreu sempre que o Botafogo passou a ficar mais com a bola. O São Paulo repete seus erros rodada após rodada. Os setores são distantes e não há a menor criatividade para furar o bloqueio adversário. Diante dessa realidade, o lateral-direito Gimenez acertou belo chute de longe e fechou o placar.
Assim, abatido e sem confiança alguma, a equipe ruma à fase decisiva do Paulista. Na quarta-feira, fecha sua participação contra a Portuguesa, no Morumbi. No próximo domingo, terá pela frente o RB Brasil, também em casa, e na quarta-feira o importante duelo contra o Danúbio, no Uruguai, para tentar manter a vice-liderança do grupo na Libertadores.
O SPFC só melhora se houver
SAÍDA:
Muricy Paspalho,
Comissão,
Milton Inútil Cruz,
Rogério Egoísta Ceni,
BANCO:
Paulo Henrique Morto
Rafael Entregão Tolói
COBRANÇA DURÍSSIMA SOBRE:
Denílson Não-Sei-Tocar (Se é que tem jeito)
Souza Acabado-pela-Seleção
Ciscador Centurión
Pato Matador-de-Canela (Sendo vendido)
ENSINAR FUTEBOL
Bruno Não-Sei-Cruzar
Carlinhos Não-Sei-Nem-Correr
Ou seja…São Paulinos ainda terão que aguentar muito esse elenco fudendo com a história e tradição do SPFC.
Não contratou um goleiro porque já sabiam que o RC seria banco.
Nem tem muito o que comentar.
Não temos técnico, esquema , jogadores de referência e os que temos atualmente só dão vexame. Não existe garra, só correria ,também infrequente, pois na maior das vezes é um marasmo de fazer dó.
Mudança ampla , geral e irrestrita.
Desde o treineiro com comissão técnica, até jogadores, comissão médica e equipe de “manutenção de jogadores” (fisioterapia, fisiatras, etc…)
Valorização da base e subir os melhores garotos para os profissionais.