Do QPR ao Barcelona, Pato já foi ‘vendido’ para pelo menos 20 clubes

53

ESPN.com.br

Igor Resende

Pato na mira do Barcelona? Lista já passa dos 20 'interessados'
Pato na mira do Barcelona? Lista já passa dos 20 ‘interessados’

Alexandre Pato está na mira do Barcelona. E de mais uma infinidade de times! O jornal Sport colocou o atacante brasileiro na mira do gigante catalão nesta quinta-feira e surpreendeu bastante gente. Mas uma rápida busca na memória mostra: o atual camisa 11 são-paulino já foi ‘vendido’ – ou ‘emprestado’ – a pelo menos outros 19 times da Europa.

As especulações da volta de Pato à Europa são bem antigas, aliás. Desde o ano passado, quando trocou o Corinthians por um empréstimo ao São Paulo, surgem rumores de que o atacante estaria embarcando de volta ao Velho Continente.

Publicidade

A lista de interessados tem clubes de todos os tamanhos. Pato já chegou a ser colocado em ‘nanicos’ como Queens Park Rangers e Crystal Palace, apareceu na lista de times médios como Wolfsburg e Sevilla e também foi especulado em gigantes com o próprio Barcelona ou o Manchester United.

Por enquanto, porém, nada muda. Emprestado até o final do ano e com contrato com o Corinthians até o fim de 2016, deve ter que deixar o São Paulo e retornar ao time alvinegro – ao menos que o clube tricolor decida comprá-lo definitivamente.

622 2746440d 0a74 3dd4 9317 be7091f5e697
Luis Enrique sobre Pato: ‘Não falo sobre jogadores que não são do Barcelona’

Aos poucos, Tite e diretoria tentam deixar as portas abertas para um possível retorno, mas é fato que há muita gente que não quer vê-lo mais com a camisa corintiana. O que acontecerá, porém, ninguém consegue dizer agora.

Veja clubes para os quais Pato já foi ‘vendido’:

ArseNal

A primeira especulação foi ainda antes do começo da temporada, quando a imprensa inglesa garantia até uma oferta de 11 milhões de euros, um valor que agradaria ao Corinthians. Nada aconteceu, mas os rumores voltaram a surgir agora em outubro, quando Pato foi flagrado jantando com Kia Joorabchian e Andrés Sanchez

 Benfica

Segundo o Record, de Portugal, o Benfica chegou a procurar o São Paulo para fazer uma oferta pelo atacante em julho, mas ouviu que o jogador está apenas emprestado ao clube do Morumbi e que o negócio deveria ser tratado diretamente com a diretoria do Corinthians.

 Borussia Dortmund

O substituto de Aubameyang, que nem saiu ainda. Segundo a imprensa alemã, Thomas Tuchel estaria com medo de perder seu principal atacante na temporada até aqui e já teria elegido Pato como alvo.

 Crystal Palace

Essa especulação foi tão forte que teve até que ser respondida por dirigentes do clube inglês, que admitiram que Pato havia sido oferecido por intermediários. Também foi em janeiro, quando o jogador foi colocado em vários clubes da Terra da Rainha.

 Everton

O substituto ideal para Samuel Eto’o segundo o The Guardian. Só que não! Pato entrou na mira do Everton no começo do ano, quando Eto’o havia sido vendido a Sampdoria. O camaronês já trocou de clube mais uma vez (está na Turquia) e Pato ainda não deixou o São Paulo.

Fiorentina

Uma especulação ainda ‘em andamento’. De acordo com o jornal “La Repubblica”, o dinheiro para adquirir Pato viria da provável venda do meia esloveno Ilicic em janeiro para o Bayer Leverkusen. A negociação por Pato seria por empréstimo de seis meses e que o Corinthians bancaria parte dos salários.

 Galatasaray

Esta especulação rodou toda a imprensa brasileira. O Galatasaray teria oferecido até 5 milhões de euros por Pato, mas o Corinthians só aceitava vendê-lo por 10.

 Internazionale

O jornal italiano Sport Mediaset garantiu em 2014 que o técnico Walter Mazzari já teria aprovado a compra de Pato. Mazzari foi demitido, e o atacante não foi contratado

Juventus

A Gazzetta dello Sport também garantia o aval de um técnico. Segundo o jornal, Antonio Conte teria aprovado o nome do brasileiro na última temporada. O time italiano foi vice-campeão da Champions. Sem Pato.

Lazio

A Lazio apareceu mais de uma vez na lista de interessados. Na última foi em agosto pela Gazzeta dello Sport, teria até feito uma oferta melhor que a do Galatasaray ao Corinthians – cerca de 8 milhões de euros -, mas oferecia salários e prêmios menores que os do time turco. Pato era visto como o cara para recolocar o time na Champions

 Manchester United

O ‘plano B’ de Neymar. O jornal Telegraph disse recentemente que o United está planejando uma investida em Pato para janeiro, depois de ver a oferta estratosférica por Neymar rejeitada.

 Queens Park Rangers

Outra especulação inglesa do começo do ano. O próprio técnico da equipe à época admitiu que Pato havia sido oferecido, mas disse que não era o jogador que buscava

 Sampdoria

De acordo com a imprensa italiana em janeiro, a experiência do brasileiro na Itália é um fator determinante para a formalização da proposta – Pato jogou no Milan entre 2003 e 2007. Nada aconteceu

Sevilla

Alexandre Pato também foi colocado como possível substituto de Carlos Bacca, no Sevilla. O colombiano foi vendido para o Milan, mas preferiu outros nomes no lugar do brasileiro

 Schalke

Esta também surgiu mais na imprensa brasileira, que garantiu que o Corinthians nem quis abrir negociação pelo baixo valor oferecido na última janela: 6,5 milhões de euros

 Sunderland

Outro clube inglês. Segundo o Mirror, a oferta também girava em torno de 5 milhões de libras.

Torino

Em 2014, o site Calcio Mercato garantiu que houve uma proposta real do Torino, rejeitada por Pato. O clube queria o atacante para ser o substituto de Cerci, vendido à época ao Atlético de Madri

Tottenham

O jornal inglês “Metro” garantia: o camisa 11 do São Pato seria o “parceiro de ataque perfeito de Harry Kane”. Kane segue isolado como comandante da ofensiva dos Spurs.

 West Ham

Garoto-propaganda. Esse era a maior justificativa do West Ham para comprar Pato, ao menos segundo o Daily Mail. O brasileiro era visto como jogador ideal para a temporada de inauguração do novo estádio do clube, com capacidade para oferecer mais poder de fogo ao clube, dentro e fora de campo – um jogador “showbiz” que pode marcar gols, como dizia o jornal

 Wolfsburg

A Sky Sports cravava: Pato era o nome definido para o Wolfsburg caso o clube vendesse Ivan Perisic para a Internazionale. Perisic foi vendido, mas Pato não foi contratado – o clube alemão acertou com Max Kruse, ex-M’Gladbach.

1 COMENTÁRIO