Defesa ‘cria casca’ e já integra Top 5 do Brasileiro

128
0585.jpg

Por Rubens Chiri/saopaulofc.net

Embalado após conquistar duas vitórias no Campeonato Brasileiro de 2016 – algo inédito para a equipe até aqui -, o Tricolor conseguiu deixar a má fase para trás e vive dias mais tranquilos. E muito disso passa pelo seguro momento do sistema defensivo. O time tem a quinta melhor defesa da competição, com 25 gols sofridos, em 25 rodadas, atrás apenas de Santos e Atlético-PR (23) e Palmeiras e Corinthians (24).

Nos dois últimos duelos, que marcaram a reação da equipe, o São Paulo foi vazado apenas uma vez: em cobrança de pênalti, já nos instantes finais da partida, diante do Figueirense (3 x 1). De acordo com o zagueiro Rodrigo Caio, a solidez da defesa conta com todo o apoio do time, que priorizou o pensamento coletivo para iniciar a recuperação.

Publicidade

“Ficou claro que o grupo está mais unido. A partir daí conseguimos concentrar. A semana de treinos também foi essencial para corrigir alguns erros e fortalecer a equipe. Foi importantíssimo para o time crescer. Todos unidos e correndo, um ajudando o outro. No momento certo, o individual vai aparecer, mas o coletivo é o mais importante. Temos muito a evoluir e acho que vamos conseguir nossos objetivos no Brasileiro”, avaliou.

A boa fase do setor conta, também, com uma concorrência que tem elevado o nível por uma vaga entre os titulares e, consequentemente, rendido grandes opções para o técnico Ricardo Gomes. Maicon, Rodrigo Caio, Lugano, Lyanco, Douglas e Lucão estão à disposição do comandante e prontos para jogar.

O próprio Rodrigo, aliás, vive grande fase no Brasileiro. Se considerarmos que o zagueiro foi substituído por lesão ainda com o jogo empatado diante do Palmeiras, o camisa 3 segue invicto na competição nacional deste ano: Flamengo (2 x 2), Sport (0 x 0), Fluminense (2 x 1), América-MG (3 x 0), Corinthians (1 x 1) e Cruzeiro (1 x 0).