Arquibancadas distantes do gramado. Estádio sem cobertura. Frio. Média de público muitas vezes aquém do desejado. Não são poucas as provocações que os são-paulinos escutam sobre o Morumbi. Mas a casa tricolor tem a seu favor um dado capaz de deixar qualquer rival morto de inveja. Na era dos pontos corridos, o local é um verdadeiro “alçapão”. O aproveitamento do São Paulo quase sempre fica acima de 50%.
O retrospecto na atual edição do Brasileiro não foge à regra. O time fez dois jogos no Morumbi e venceu ambos – Avaí e Palmeiras. Nesta quinta-feira, pode fazer a terceira vítima. Enfrentará o Vitória, às 19h30 (de Brasília), pela quinta rodada.
O aproveitamento de 100%, que o São Paulo ostenta neste ano corrabora com o histórico e ao mesmo tempo se destaca como o melhor rendimento tricolor em uma edição do Brasileiro por pontos corridos, fórmula adotada pela CBF em 2003.
Até então a melhor marca aconteceu na edição de 2004, quando o time somou 56 pontos de 69 possíveis (81,2%). Naquele ano, a equipe terminou em terceiro. Em 2006 e em 2007, quando foi campeão, o aproveitamento foi de 80,7% (46 pontos de 57).
Somente uma vez o time tricolor não conseguiu ficar acima de 50% de aproveitamento no Brasileiro. Foi na edição de 2013, ano em que o clube chegou a ficar na zona de rebaixamento. Fez 27 pontos em 57 possíveis como mandante, com 47,4% dos pontos.
Vale lembrar, contudo, que nem sempre o São Paulo mandou os jogos do Brasileiro no Morumbi. A maior parte dos jogos foi sim no estádio tricolor, mas algumas vezes por punições, problemas no gramado e até shows o time utiliziou outro campo.
O que isso mais ocorreu foi em 2010, quando fez 16 jogos no Morumbi e três na Arena Barueri. No ano passado, a equipe usou duas vezes o Pacaembu.
O São Paulo fez 278 jogos como mandante na era dos pontos corridos. Destes, 263 foram no Morumbi e 15 foram em outro campo. A saber: cinco na Arena Barueri, cinco no Pacaembu, dois no Novelli Júnior (Itu), um no Vail Chaves (Mogi Mirim), um no Benedito Teixeira (São José do Rio Preto) e um no Santa Cruz (Ribeirão Preto).
- O melhor mandante
Ao comparar o desempenho do São Paulo como mandante entre 2003 e 2017 com o dos demais rivais fica mais claro a força do time com os jogos em casa.
Nos 278 jogos, o São Paulo conquistou 571 pontos conquistados. Aproveitamento de 68,5% dos pontos. Logo atrás está o Santos, com 67% (562 pontos em 279 jogos).
O terceiro é o Internacional, que atualmente disputa a Série B. A equipe tem 550 pontos em 276 jogos, o que dá um aproveitamento de 66,4%.
- Aproveitamento ano a ano
Confira abaixo o aproveitamento do
- Time com mudanças
O volante Thiago Mendes e o atacante Wellington Nem estão a disposição de Rogério Ceni após se recuperarem de lesão. Ambos devem ser titulares nesta quinta.
É possível que o meia Maicossuel, apresentado na quarta, faça sua estreia.
Já o zagueiro Rodrigo Caio e o meia Cueva estão fora porque servem suas seleções: a brasileira e a peruana, respectivamente, em amistosos internacionais.
- Ficha técnica
SÃO PAULO x VITÓRIA-BA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 8 de junho de 2017, quinta-feira
Horário: 19h30 (Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR / CBF)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (ambos PR / CBF)
SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Lucão, Lugano (Militão) e Maicon; Marcinho, Jucilei, Thiago Mendes, Cícero e Júnior Tavares; Wellington Nem e Pratto. Técnico: Rogério Ceni
VITÓRIA: Fernando Miguel; Patric, Alan Costa, Fred e Thallyson; Willian Farias, Uillian Correia e Gabriel Xavier; Neilton, David e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo
Fonte: ESPN