Choque-Rei dos Profetas: veja por que Moisés e Hernanes são tão importantes

164

GloboEsporte.com

Felipe Zito e Marcelo Prado

Amados pelos torcedores de seus clubes, os meias de Palmeiras e São Paulo vão se enfrentar neste domingo, na arena alviverde. Mas, afinal, quem é melhor? VOTE!

Choque-Rei dos Profetas: veja por que Moisés e Hernanes são tão importantes

Eles retornaram há pouco tempo para suas equipes e logo se transformaram em referências. Não à toa, são chamados de Profetas. Neste domingo, às 16h, na arena palmeirense, Moisés, do Palmeiras, e Hernanes, do São Paulo, enfrentam-se em duelo pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

O palmeirense se recuperou de grave lesão no joelho esquerdo e já foi o pulmão de uma equipe que lutou muito, mas acabou eliminada da Libertadores. O são-paulino voltou ao clube após sete anos e, com apenas cinco partidas, se tornou o dono da equipe. Tanto que já marcou cinco gols e tem sido uma das principais armas na luta pela fuga da zona de rebaixamento do Brasileirão.

A coincidência do nome fez Moisés ganhar o apelido de Profeta. Das passagens bíblicas para o gramado, o camisa 10 do Palmeiras adotou o personagem e chegou até a comemorar gols importantes, como o marcado contra o Corinthians em Itaquera, no ano passado, “abrindo o mar” na arquibancada”. Em 2016, ele chegou a eleger os dez mandamentos do Verdão para a conquista do Brasileiro.

Já Hernanes ganhou o apelido em 2008, quando, após um clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, garantiu que o São Paulo seria tri nacional. A equipe, na ocasião, estava em quarto lugar. A profecia se concretizou, e o Tricolor levantou o caneco. Além desse episódio, o camisa 15 também se destaca pelas frases de efeito. Nesta semana, por exemplo, ele postou vídeo no Instragram onde fala sobre a origem da vida.

Os cinco mandamentos do profeta alviverde Moisés:

Reveja ao golaço de Moisés contra o Barcelona, do Equador

Reveja ao golaço de Moisés contra o Barcelona, do Equador

  1. Fator novidade: depois de ser ausência por cinco meses por causa de uma cirurgia no joelho, Moisés voltou bem e virou a grande referência da equipe, mesmo ainda em evolução física.
  2. Camisa 10: além do número em si, dá ao time a opção de exercer função importante no meio. Nos minutos em que jogou contra Atlético-PR e Barcelona, por exemplo, distribuiu o jogo com qualidade, tentou inversões e buscou furar a retranca adversária.
  3. Apoio da torcida: se o time está em crise por causa dos resultados, tem um desconto dos torcedores neste retorno aos gramados. É nele que a torcida deposita esperança por dias melhores até o fim do ano.
  4. Poder de decisão: apesar da eliminação na Libertadores, foi dele o gol contra o Barcelona de Guayaquil, após poucos minutos em campo. Na decisão por pênaltis, mesmo mancando por causa de uma pancada no joelho operado, encarou a pressão e converteu a sua cobrança.
  5. Versatilidade: serve também para aliviar Guerra, antes único com característica para pensar e armar o jogo ofensivo. Importante na recomposição defensiva, completa o sistema de marcação e dá mais qualidade à saída de bola.

Os cinco mandamentos do profeta tricolor Hernanes:

Os cinco gols de Hernanes na volta ao São Paulo

Os cinco gols de Hernanes na volta ao São Paulo

  1. Títulos e sucesso: em uma equipe muito modificada, Hernanes chega com história para contar. Com títulos conquistados pelo São Paulo, ganhou rapidamente a braçadeira de capitão (que ficava com Pratto). Após a vitória sobre o Cruzeiro, disse que alguns companheiros ainda não sabiam o que era vestir a camisa tricolor.
  2. Melhora tática: volante no passado, chegou para ser meia. Isso só fez bem ao time, pois Cueva estava sobrecarregado na armação. E é versátil. Contra o Botafogo, no Rio, fez gol atuando pelo lado direito. Em outros jogos, transitou pelo meio e pela esquerda.
  3. Bola parada: com poucos treinos, tornou-se o cara das bolas paradas da equipe. Contra o Cruzeiro, fez um golaço de falta, cobrou escanteio na cabeça de Arboleda e garantiu a vitória de pênalti. Ainda deixou sua marca contra Botafogo, Bahia e Avaí.
  4. Personalidade: sabe o que representa e, desde o primeiro dia, assumiu a responsabilidade. Na apresentação, garantiu que o São Paulo não será rebaixado. Exalta sempre o momento de recuperação da equipe. Isso o fez ganhar ainda mais pontos com a torcida.
  5. Recuperação: rico e com larga passagem pelo futebol italiano, retornou ao São Paulo para recuperar o sucesso dentro de campo. Estava infeliz no futebol chinês, onde não conseguia atuar na posição que gostaria.

Agora é hora de escolher

Diante disso, o GloboEsporte.com quer saber: qual Profeta é o melhor? O palmeirense Moisés ou o são-paulino Hernanes? Vote na nossa enquete!

Choque-Rei dos Profetas: quem é melhor?

Choque-Rei dos Profetas: quem é melhor?

Confira as informações do Choque-Rei:

Local: arena do Palmeiras, em São Paulo
Data e horário: domingo, 16h (de Brasília)
Palmeiras provável: Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Luan e Michel Bastos; Bruno Henrique, Tchê Tchê (Guerra) e Moisés; Róger Guedes, Keno (Willian) e Borja (Deyverson)
Desfalques: Arouca (problema no tornozelo esquerdo), Jailson (rompimento no tendão do quadril) e Mina (cirurgia no pé esquerdo)
Pendurados: Gabriel Furtado, Keno e Róger Guedes
São Paulo provável: Sidão; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Jucilei, Hernanes, Marcos Guilherme e Cueva; Pratto
Desfalques: Araruna (estiramento na coxa direita), Bruno (problema na região cervical), Júnior Tavares (lombalgia), Morato (cirurgia no joelho direito) e Wellington Nem (cirurgia joelho direito)
Pendurados: Arboleda, Bruno, Cícero, Hernanes, Júnior Tavares, Lucas Pratto, Lugano, Petros e Renan Ribeiro
Arbitragem: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
Transmissão: TV Globo para SP, RS, SC, PR, GO, TO, MS, MT, BA, AL, PE, RN, CE, MA, PA e DF (com Cleber Machado, Caio Ribeiro, Casagrande e Leonardo Gaciba) e Premiere (com Jota Jr e Ivan Andrade)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir de 14h