Medida, que inclui assessor e analista de campo, tenta evitar reclamações como a do Palmeiras em 2018
Por Leonardo Lourenço — GloboEsporte.com
Para evitar confusões como a que marcou a final do Campeonato Paulista de 2018, a Federação Paulista de Futebol passou a divulgar a escala de arbitragem das partidas com seis integrantes.
Além de árbitro, dois assistentes e quarto árbitro, constam agora na divulgação um assessor de arbitragem e um analista de campo.
A medida é para minimizar reclamações como a do Palmeiras, que na decisão do ano passado reclamou de uma suposta interferência externa em uma decisão da arbitragem – no caso, um pênalti do corintiano Ralf no palmeirense Dudu que a arbitragem apitou, mas depois voltou atrás.
Escala de arbitragem Ponte Preta x Oeste, jogo que abre o Paulista-2019 — Foto: Reprodução
Neste episódio, o Palmeiras apontou, entre outras coisas, o que seria a presença irregular do diretor de arbitragem da federação, Dionísio Domingos, dentro do campo com um celular na mão. Ele não constava na escala de arbitragem, mas a federação argumentou que ele tinha autorização para estar no local.
O Palmeiras foi aos tribunais para pedir a impugnação da final, que em campo teve o Corinthians como campeão, mas a reclamação foi derrubada no TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo e, depois, no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).