Pacaembu alvinegro: Santos domina São Paulo e vence primeiro clássico do Paulistão

137

GloboEsporte.com

Equipe de Jorge Sampaoli mostra evolução a cada jogo e domina rival em primeiro teste “para valer” do ano; nervoso, Tricolor pouco ameaça e sofre primeira derrota no torneio.

RESUMÃO

  • O Jogo pacaembu é do peixe!No primeiro clássico do Campeonato Paulista em 2019, o Santos venceu o São Paulo por 2 a 0, neste domingo, no Pacaembu, mas o placar não mostra a real diferença das duas equipes em campo. O Santos de Jorge Sampaoli foi superior em tudo: defesa, ataque, intensidade, posicionamento em campo… Venceu com um gol em cada tempo – Luiz Felipe, de cabeça, e Derlis González. Produziu o suficiente para fazer mais gols, mas deu esperanças aos pouco mais de 20 mil torcedores no Pacaembu: mesmo sem todas as contratações desejadas por Sampaoli, o Santos já tem uma identidade e não vai abrir mão dela.

Os melhores momentos de Santos 2 x 0 São Paulo pelo Campeonato Paulista.

Como fica?

A vitória leva o Santos aos nove pontos, na liderança do Grupo A – o Peixe é o único 100% do Paulistão. O São Paulo continua com seis pontos, ainda na ponta do Grupo D.

Publicidade

Por que o santos venceu?

O Santos dominou o São Paulo do primeiro ao último minuto de jogo. Como proposto pelo técnico Jorge Sampaoli, manteve a bola nos pés e praticamente não foi ameaçado – a defesa ainda não foi vazada em três jogos no Paulista. No ataque, aproveitou as chances criadas. Primeiro, Luiz Felipe, de cabeça, em cobrança de falta no primeiro tempo. Depois, Derlis González, num contra-ataque fatal, no segundo tempo. Vitória que empolga a torcida.

Por que o são paulo perdeu?

O São Paulo jogou muito pouco. Teve seu sistema ofensivo engolido pela defesa do Santos, viu o rival ficar com a bola e não teve capacidade de ser uma equipe reativa – como costuma acontecer com times que permitem domínio territorial ao adversário. Nem atacou, nem contra-atacou. Não teve um jogador sequer como destaque individual. Na defesa, acabou sucumbindo a um lance de bola parada (originada em falta boba de Nenê) e em um lance de contra-ataque.

Craque do jogo

Derlis González foi eleito o melhor do clássico, em enquete do GloboEsporte.com. Veja abaixo o comentário de Cléber Machado, Caio Ribeiro e Roger Flores sobre a escolha.

Caio e Roger analisam a vitória do Santos no clássico contra o São Paulo e as características implementadas por Sampaoli

Caio e Roger analisam a vitória do Santos no clássico contra o São Paulo e as características implementadas por Sampaoli.

Primeiro tempo

O Santos de Jorge Sampaoli, mais uma vez, fez questão de ter a bola nos pés e não se intimidou com o rival São Paulo. O Peixe tomou conta das ações no primeiro tempo – 64% de posse de bola e seis finalizações, quatro delas chances reais de gol. O duelo, por vezes nervoso, foi “desamarrado” quando o Santos passou a explorar os lados do campo com velocidade, principalmente com Soteldo e Derlis González. Soteldo, aliás, teve grande chance de marcar quando recebeu de Pituca e tocou na saída de Tiago Volpi – o goleiro defendeu. Bem melhor do que o rival, o Santos foi premiado com o gol aos 44 minutos: Luiz Felipe, de cabeça, marcou após cobrança de falta de Jean Mota.

Gol do Santos! Luiz Felipe sobe bem e desvia de cabeça aos 45 do 1ø tempo

Gol do Santos! Luiz Felipe sobe bem e desvia de cabeça aos 45 do 1ø tempo.

Segundo tempo

O Santos manteve a intensidade mesmo com a vantagem no placar, dominando a posse de bola e não deixando o São Paulo esboçar qualquer reação. Sem forçar, o Peixe ampliou o placar aos 21 minutos, com Derlis González recebendo lindo lançamento de Alison, driblando Tiago Volpi e tocando para o gol vazio. Só depois disso é que o Santos diminuiu, mas não muito, seu ritmo. A entrada de Diego Souza no intervalo não fez o time ter maior posse de bola no ataque, como André Jardine esperava. Depois, Liziero e Brenner entraram, também sem efeito. Um São Paulo lento não foi páreo para o Santos, que até os acréscimos ainda cobrava faltas rapidamente, abria o jogo e buscava mais gols.

Gol do Santos! Derlis González recebe na frente, tira o goleiro e marca um belo gol com 21' do 2º tempo

Gol do Santos! Derlis González recebe na frente, tira o goleiro e marca um belo gol com 21′ do 2º tempo.

Atuações do santos

Atuações do são paulo

Provocação?

Em meio a um jogo tenso (foram dez cartões amarelos), chamou a atenção um lance de Felippe Cardoso no fim: após cometer falta em Everton, ele seguiu o lance e aplicou uma caneta em Tiago Volpi, que não gostou nada… A torcida vibrou.

Felippe Cardoso continua jogada após apito do juiz e dá caneta em Tiago Volpi

Felippe Cardoso continua jogada após apito do juiz e dá caneta em Tiago Volpi.

Público e renda

Público: 18.601 (pagante)/20.239 (total).

Renda: R$ 630.964,00.

Próximos jogos

Os dois times voltam a jogar na próxima quinta-feira, pela quarta rodada do Paulistão. O Santos enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista, às 19h15 (de Brasília), enquanto o São Paulo recebe o Guarani, às 21h, no Pacaembu.