Conmebol comete gafe e ignora títulos mundiais do SPFC em página oficial

1001

UOL

Jorge Araújo/Folhapress

A Conmebol cometeu uma gafe com o São Paulo Futebol Clube. O site oficial da Copa América ignorou os títulos mundiais de 1992 e 1993 conquistados pelo time tricolor em texto institucional de apresentação do Morumbi – palco da abertura. O erro foi registrado pela De Primeira junto aos responsáveis no início da semana e corrigido somente na última terça-feira, depois de consulta da reportagem com o Comitê Organizador Local (COL), que preferiu não se pronunciar.

A ausência dos títulos são-paulinos na primeira versão contradiz o próprio posicionamento da Conmebol. O órgão fez um pedido e entrou em contato com a Fifa para as conquistas intercontinentais ganharem oficialmente o peso do Mundial de Clubes organizado pela Fifa. Os torneios conquistados pelo Corinthians (2000 e 2012), por exemplo, estavam devidamente registrados na página de apresentação da cidade de São Paulo. (Por José Edgar de Matos).

Conselho do Palmeiras ainda pode punir Nobre e Genaro por caso Blackstar.

Publicidade

O caso Blackstar ainda rende movimentações nos bastidores políticos do Palmeiras. O conselho deliberativo do clube espera receber nos próximos dez dias o relatório da comissão formada em janeiro para apurar a participação do ex-presidente Paulo Nobre e do ex-vice Genaro Marino, candidato derrotado por Maurício Galiotte na última eleição, no episódio.
Os dois intermediaram o contato entre o representante da Blackstar, Rubnei Quícoli, e o Palmeiras. Genaro depôs à comissão, enquanto Nobre não compareceu e mandou apenas uma carta. O presidente do conselho, Seraphim del Grande, aguarda o teor do relatório para colocar o caso em votação. As possíveis punições, segundo o estatuto, variam entre advertência, suspensão ou, em casos mais extremos, até expulsão. (Por Leandro Miranda).

São Paulo se livra de multa para usar Morumbi contra o Bahia.

Ao contrário do que era previsto inicialmente, o São Paulo não vai mais precisar pagar multa para poder mandar os jogos contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro e pela Copa do Brasil, no Morumbi. O estádio passaria a ficar sob controle da Conmebol, para ajustes destinados à organização da Copa América, já nesta semana e o Tricolor estava disposto a pagar uma multa para poder jogar em casa pelo menos essas duas partidas. Ontem, porém, a Conmebol divulgou um novo prazo para liberação dos estádios e isentou o time paulista do pagamento da multa. (Por Bruno Grossi).

Vasco: Morte de Eurico “trava” definição em plano para votar em eleição.

A eleição do Vasco é só no fim do ano que vem, mas já ferve com antecedência. A polêmica da vez se dá em torno da redução da joia para ingressar na categoria “sócio-geral”, que dá direito a voto. O Conselho de Beneméritos recomendou em outubro de 2018 a redução da taxa de R$ 2 mil para R$ 750. O problema é que até agora o assunto não foi para votação no Conselho Deliberativo e o prazo de associação para quem quer votar no pleito de 2020 é até agosto.
O presidente do Deliberativo, Roberto Monteiro, diz que aguarda “ofício dos beneméritos comunicando o teor do parecer”. Já Silvio Godoi, presidente dos Beneméritos, diz não ter encontrado os documentos da reunião e que eles ficaram com Eurico Miranda, ex-presidente da pasta e que morreu em março. Godói, porém, lembrou que o próprio Campello pode fazer a solicitação a Monteiro. No meio deste jogo de “empurra”, um grupo de sócios articula um abaixo-assinado pedindo que se execute a redução. (Por Bruno Braz).

Fortaleza aproveita “boom” com Ceni e ultrapassa Ceará nas redes sociais.

O Fortaleza reforçou ainda mais o departamento de comunicação e marketing para esta temporada. A ideia era otimizar a euforia da torcida com a volta à elite do futebol brasileiro e a presença de Rogério Ceni. O trabalho já tem apresentado resultados, como crescimento do programa de sócio-torcedor e das redes sociais do clube. Neste mês, por exemplo, o Leão alcançou 1.490.278 seguidores, envolvendo Twitter, Instagram e Facebook. O rival Ceará ficou para trás e tem, neste momento, 1.479.593 seguidores. (Por Bruno Grossi).