Após polêmica, Arboleda defende médicos do São Paulo e evita comentar sobre assédio europeu

220

GloboEsporte.com

Zagueiro sofreu fibrose muscular em jogo do Campeonato Brasileiro, e situação foi motivo de declaração polêmica de fisioterapeuta da seleção equatoriana.

O zagueiro Arboleda, do São Paulo, se apresentou à seleção do Equador para a disputa da Copa América com uma fibrose muscular, segundo Tony Ocampo, fisioterapeuta equatoriano, que reclamou do clube paulista. No último dia 6, ele afirmou que o departamento médico tricolor não tratou o problema com a atenção que deveria ter sido tratado.No dia seguinte, Ocampo recuou e pediu desculpas aos médicos do São Paulo. Nesta terça-feira, foi a vez de Arboleda se pronunciar. Ele saiu em defesa dos médicos do clube e garantiu que está bem para a disputa da Copa América.

– Eu respeito muito todos do São Paulo, para mim eles são boas pessoas e bons profissionais. Minha lesão foi simples, apenas uma dor no treino, e aí falaram que eles são ruins, mas não, acho que o problema é meu mesmo (risos). Estou me sentindo bem, graças a Deus.

Aboleda, zagueiro do São Paulo, defende a seleção do Equador na Copa América — Foto: Vinicius Eulálio

Aboleda, zagueiro do São Paulo, defende a seleção do Equador na Copa América — Foto: Vinicius Eulálio

Publicidade

A entrevista do defensor foi concedida na porta do hotel em que a delegação equatoriana está hospedada em Belo Horizonte, onde o time faz a estreia na Copa América, diante do Uruguai, no domingo, às 19h (de Brasília), no Mineirão, pelo Grupo C.

E o futuro de Arboleda, depois da Copa América, ainda é incerto. Em meio a sondagens do futebol europeu, o São Paulo admite ouvir propostas. Aos 27 anos, o zagueiro tem idade considerada boa para transferência. O zagueiro desconversa sobre possível saída do Tricolor e garante foco total na Seleção e no clube paulista.

– Ainda não sei. Não depende de mim. A minha cabeça, agora, está na Seleção e no São Paulo, clube que eu respeito muito, que me abriu as portas. Eu estou muito contente em jogar pelo São Paulo.

Arboleda São Paulo — Foto:  Érico Leonan / saopaulofc.net

Arboleda São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Estreia na Copa América

E o Uruguai entra na partida como favorito. Não só pela qualidade do time celeste, mas também pelo momento vivido pelo Equador. O time ainda não venceu em 2019: foram dois empates e duas derrotas em quatro jogos. Apesar disso, Arboleda confia em uma surpresa equatoriana no Mineirão.

– É possível que sim (que o Equador consiga surpreender). A gente vem trabalhando para isso, para fazermos bons jogos e esperamos fazer uma boa Copa América.

Dicas aos companheiros

Entre os 23 convocados pelo técnico Hernán Gomez para a Copa América, Arboleda é o único que joga no Brasil. Coube ao defensor, então, passar aos companheiros algumas dicas sobre o país que sediará o torneio entre o dia 14 deste mês e sete de julho. Entre as recomendações estão segurança e clima.

– Falei com eles sobre serem precavidos, sobre a segurança e coisas assim. O clima… quais cidades são quentes, quais são frias. Mesmo com pouco tempo, acho que vamos ter uma boa preparação, uma boa adaptação e fazer uma boa Copa América.

Outro integrante da delegação equatoriana que conhece o Brasil é o volante Orejuela, que pertence ao Fluminense e está emprestado à LDU. Ele atuou pelo tricolor do Rio de Janeiro em 2017. O jogador, no entanto, não é presença garantida na Copa América, já que deixou o campo no amistoso contra o México, no fim de semana, com dores na coxa. Ele passará por exames para saber se será cortado ou não.