“Melhorar em casa”: São Paulo se firma entre os melhores visitantes e traça meta para o segundo turno

238

GloboEsporte

Thiago Benevenutte

Cuca e Hernanes exaltam bom desempenho fora de casa, mas apontam evolução necessária. Próximo compromisso no Morumbi já é na próxima quarta-feira, contra o Goiás.

O São Paulo fez valer o rótulo de visitante indigesto na abertura do segundo turno do Campeonato Brasileiro e chegou ao seu quinto triunfo fora de casa ao bater o Botafogo por 2 a 1 no Nilton Santos. A equipe, que conquistou praticamente a metade dos pontos fora de seus domínios (17 de 35), se firma como uma das melhores visitantes e agora tem um foco importante para a sequência da competição: conseguir repetir o desempenho e os resultados no Morumbi.

Se entre os visitantes o Tricolor é o terceiro melhor em pontos, atrás apenas do líder Flamengo e do vice-líder Palmeiras (em aproveitamento, só está atrás do Palmeiras), como mandante a equipe é apenas a nona melhor do Brasileiro em pontos – e a décima em aproveitamento.

Campanhas do São Paulo como mandante e visitante

PGJVEDGPGCSGPosição
Mandante18104601468
Visitante1710523981

Fonte: GloboEsporte.com

Apesar de ainda não ter sido derrotado no Morumbi, o número em excesso de empates em casa e os pontos perdidos recentemente contra o CSA e os reservas do Grêmio, nas últimas rodadas, são lamentados. Mas Cuca e o elenco projetam mudança de panorama na segunda parte do campeonato.

– Nós jogamos o segundo tempo de maneira a vencer, nos posicionamos no campo de ataque, demos pouquíssimas oportunidades ao Botafogo, criamos chances e finalizamos mais do que o adversário, mesmo jogando fora de casa. Hoje nos tornamos o melhor visitante (até a vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro no Mineirão), então nossa equipe fora de casa tem tido os resultados esperados. Falta uma melhora nos resultados em casa – analisou o treinador em entrevista coletiva.

Hernanes e Cuca antes do jogo contra o Botafogo: meta do São Paulo é melhorar como mandante — Foto: Reprodução / twitter

Para Hernanes, o que pode explicar os diferentes desempenhos é a postura com a qual os adversários jogam.

– São as curiosidades que às vezes acontecem num campeonato. Quando a gente joga em casa, as equipes vêm fechadas, e você não consegue furar o bloqueio. Fora de casa é o contrário, estamos conseguindo, com garra e qualidade, conquistar as vitórias. Mas, para atingir os objetivos que queremos, temos que melhorar em casa. É isso que vamos tentar fazer na quarta-feira.

Na próxima quarta, o adversário será o Goiás, pela 21ª rodada, no Morumbi. Sem Hernanes, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o São Paulo terá a chance de reencontrar as vitórias diante da sua torcida, algo que não acontece há mais de um mês.