Análise: São Paulo mantém rotina de tropeçar e frustrar a torcida em partidas decisivas na temporada

291

GloboEsporte

 Eduardo Rodrigues

Tricolor perde do Cruzeiro, que não vencia havia oito rodadas e está na zona de rebaixamento.

O São Paulo mais uma vez jogou um balde de água fria em seu torcedor na última quarta-feira. Após uma vitória muito comemorada sobre o rival Corinthians, no último domingo, o Tricolor perdeu para um Cruzeiro em crise, que não vencia havia oito rodadas e segue na zona de rebaixamento.

Com isso, deixou escapar a oportunidade de entrar no G-4. O Tricolor continua em quinto, com 43 pontos.

Publicidade

A rotina de tropeços em momentos cruciais da temporada contra rivais teoricamente mais frágeis pelo momento, ou pela história, se tornou habitual no São Paulo de 2019. O primeiro (e talvez o pior deles) aconteceu na fase preliminar da Libertadores.

Diante do Talleres, equipe de pouca tradição do futebol argentino, o Tricolor foi eliminado da competição continental após um placar agregado de 2 a 0 e demitiu o então treinador André Jardine. Era só o primeiro dos quatro técnicos no ano.

São Paulo foi eliminado pelo Talleres na Libertadores — Foto: Marcos Ribolli

No Campeonato Paulista, chegou à final, mas no momento que pedia mais atenção no jogo decisivo diante do Corinthians, a equipe vacilou. Aos 43 minutos do segundo tempo, Tiago Volpi cobrou uma falta para o meio de campo, os são-paulinos não conseguiram ganhar a disputa e a bola sobrou para Sornoza. O meia achou Vagner Love nas costas da zaga são-paulina e tirou a chance de título das mãos do Tricolor com um belo gol.

Veio a Copa do Brasil e mais uma decepção. Contra um Bahia com jogadores menos badalados do que o São Paulo de Alexandre Pato, Hernanes, Pablo, Antony e cia., o time foi derrotado na partida de ida e de volta das oitavas de final e acumulou mais uma eliminação no ano.

São Paulo foi eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia

São Paulo foi eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia

No Brasileirão, o São Paulo vem sendo uma montanha-russa.

Vai de atuações marcantes, como nos empates com o líder Flamengo e o vice-líder Palmeiras, e vitórias sobre Santos e Corinthians, terceiro e quarto colocados, respectivamente, a fracassos como os empates com CSA e Avaí e derrota para o Cruzeiro. Todos na zona de rebaixamento.

E a partida da última quarta-feira foi um reflexo deste São Paulo de 2019. Um time pouco inspirado nos momentos decisivos, de poucas ideias com a bola nos pés e sem a ambição de fazer o gol quando o jogo se mostra favorável.

Nem mesmo as ideias do técnico Fernando Diniz foram capazes de mudar esse cenário. Com inúmeros toques e posse de bola excessiva, mas sem um objetivo muito claro, o São Paulo não se encontrou em campo e mostrou fragilidade.

Fernando Diniz conheceu primeira derrota pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Fernando Diniz conheceu primeira derrota pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Com a derrota, o São Paulo perdeu uma grande oportunidade de ultrapassar o rival Corinthians na tabela de classificação e assumir a quarta posição do Campeonato Brasileiro. Perdeu também a chance de apaziguar os ânimos no clube do Morumbi.

No próximo domingo, às 16h, no Morumbi, um jogo que teoricamente seria tranquilo diante do Avaí, já começa cheio dúvidas no que realmente será visto dentro de campo.

Veja a coletiva do Fernando Diniz após derrota do São Paulo para o Cruzeiro pelo Brasileirão

Veja a coletiva do Fernando Diniz após derrota do São Paulo para o Cruzeiro pelo Brasileirão