Antony desfalca o São Paulo contra o Santos; veja opções de Fernando Diniz para o ataque

404

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Treinador pode mudar esquema tático da equipe para o clássico na Vila Belmiro.

Convocado para a seleção brasileira olímpica para o Torneio de Tenerife, de 11 a 17 de novembro, Antony desfalcará o São Paulo contra o Santos, no próximo sábado, às 17h, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para a vaga do titular absoluto do Tricolor, Fernando Diniz terá praticamente todos os atacantes à disposição. As únicas baixas são Everton e Rojas, que estão lesionados e só retornam no ano que vem.

Publicidade

Quem mais se assemelha a Antony no elenco é o jovem Helinho, de 19 anos. Canhoto e veloz, ele tem as mesmas características do companheiro e não obrigaria uma mudança no esquema tático da equipe.

O problema é que o jogador não conseguiu se destacar neste ano e, com Diniz, foi emprestado à equipe sub-20 nas últimas partidas.

Com a possibilidade praticamente nula da escalação de Helinho, o treinador são-paulino terá de mudar um pouco o estilo de jogo.

E ele tem as seguintes opções:

  • Alexandre Pato: vivendo um de seus piores momentos com a camisa do São Paulo, o atacante não tem a velocidade de Antony, mas também pode jogar pelos lados do campo. Com Fernando Diniz ele foi utilizado como centroavante, mas nada o impediria de jogar aberto pela direita. Outra possibilidade caso Pato seja escolhido é mudar a formação para o 4-4-2, e com isso ele atuaria ao lado de Pablo.
Alexandre Pato está em baixa no São Paulo — Foto: Divulgação/São Paulo

Alexandre Pato está em baixa no São Paulo — Foto: Divulgação/São Paulo

  • Raniel: centroavante de ofício, Raniel briga por uma vaga com Pablo. Com isso, há a possibilidade deles atuarem juntos no comando de ataque. Raniel seria o mais avançado, e Pablo aquele que sai mais da área para buscar possibilidades de jogo.
  • Calazans: com apenas quatro jogos pelo São Paulo, o meia-atacante vem se destacando nos treinos e espera sua oportunidade. Sem ritmo de jogo, porém, ele sai atrás na disputa por uma vaga. A velocidade é a sua principal qualidade.
  • Toró: o atacante perdeu espaço no Tricolor e sequer vem sendo relacionado para as partidas. Com o técnico Cuca, Toró chegou a atuar pelas pontas, embora tenha mais aptidão para atuar como centroavante. Durante os treinos, Diniz conversa bastante em particular com o jogador.
  • Hernanes: assim como Alexandre Pato, Hernanes vive um de seus piores momentos com a camisa do São Paulo. No entanto, ainda espera reencontrar a sua melhor forma nesta reta final de Brasileirão. A opção pelo meia mudaria completamente o esquema tático do Tricolor. Ele poderia formar o meio de campo armador ao lado de Igor Gomes, e com isso Vitor Bueno ficaria ao lado de Pablo no ataque.
Hernanes e Alexandre Pato em jogo do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Hernanes e Alexandre Pato em jogo do São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

  • Liziero: corre por fora na briga por essa vaga. Podendo atuar tanto de meia como de volante, ele também pode ser aproveitado pelos lados do campo. Na vitória contra o Athletico-PR, no primeiro turno do Brasileirão, o São Paulo teve seus melhores momentos no jogo justamente quando Liziero foi para a ponta esquerda, em uma troca de posicionamento com Vitor Bueno. A formação deu tão certo que o gol da vitória saiu de um passe de Lizieiro para finalização de Vitor Bueno.

Fernando Diniz terá a semana livre para testar as diversas possibilidades quem têm à disposição. O elenco se reapresenta nesta terça-feira, às 9h30, no CT da Barra Funda para iniciar a preparação para o clássico.

A outra baixa para a partida é o zagueiro Walce. Assim como Antony ele também servirá à Seleção no Torneio de Tenerife.