Não é só a vaga direta: veja o que está em jogo para o São Paulo na “final” contra o Inter

853

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Tricolor busca lugar na fase de grupos da Libertadores. Ano de 2020 passa pelo jogo de quarta.

O ano de 2020 do São Paulo passa diretamente pelo jogo desta quarta-feira, contra o Internacional, às 21h30, no Morumbi, pela 37ª rodada do Brasileirão. Vencer significa carimbar uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2020.

Publicidade

Mas não é só a vaga que estará em jogo para o São Paulo.

A definição do futuro do diretor executivo de futebol Raí também será influenciada pela classificação final do time no Brasileirão. Conseguir uma vaga direta na Libertadores pode contar pontos a favor do ídolo, que vê como uma obrigação atingir essa meta.

Nos bastidores, os grupos políticos da base aliada ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, pressionam por uma reestruturação no departamento de futebol e querem a saída de Raí. Existe a ideia de substituir o ídolo por um conselheiro não remunerado para liderar o futebol.

Os conselheiros aliados a Leco citam como argumentos contra Raí: a falta de resultados, os gastos com contratações que não vingaram (e contribuíram para o déficit financeiro do clube), e a não reestruturação no departamento de futebol pedida durante o primeiro semestre.

Fernando Diniz e Raí no São Paulo: técnico e diretor colocam vaga direta na fase de grupos da Libertadores como objetivo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

– Por enquanto o mais importante agora para 2020 é o São Paulo classificar para a fase de grupos. É quase uma obrigação depois da situação em que estamos, tendo a oportunidade nas nossas mãos. O foco é 100% nisso. Não pensamos em nada além disso agora – disse Raí no último domingo, ao ser perguntado sobre seu futuro.

O contrato de Raí vale até dezembro e seu futuro é incerto. No clube há quem considere a sua saída iminente. Ainda assim, o dirigente confirma a ideia de manter Fernando Diniz para 2020.

O vínculo do técnico não tem prazo de validade nem multa rescisória. Parte da torcida critica o comandante e internamente também há a ideia de que o São Paulo precisa jogar mais do que está jogando.

– Nenhuma mudança. A ideia é essa, que ele (Fernando Diniz) permaneça (para 2020). O que acontece é que poderíamos ter já classificado para a fase de grupos. Obviamente que se isso não aconteceu não estamos satisfeitos, mas quem está mais insatisfeito é o próprio Fernando Diniz e o grupo. Tem que ser cobrado também os jogadores, tem de ser uma responsabilidade compartilhada entre todos nós. E tem um trabalho que está sendo bem feito, que obviamente ainda não tem a regularidade que gostaríamos que tivesse, mas acreditamos bastante na sequência do trabalho – disse Raí.

O aproveitamento de Fernando Diniz no São Paulo é de 48,8%:

  • 15 jogos
  • 6 vitórias
  • 4 empates
  • 5 derrotas

Veja o que mais está em jogo para o São Paulo:

Calendário

O São Paulo entrou na fase prévia da Libertadores deste ano e sofreu com uma decisão logo no começo de fevereiro, depois de fazer parte da pré-temporada no Torneio da Flórida (Estados Unidos). O time teve jogos decisivos nos dias 6 e 13 de fevereiro, contra o Talleres, e acabou eliminado.

Dinheiro

Entrar na fase de grupos da Libertadores garante ao São Paulo premiações e renda com bilheteria de ao menos três jogos em casa. A eliminação precoce deste ano influenciou no caixa do clube, e o São Paulo registrou déficit de R$ 76,5 milhões de janeiro a agosto.