Você sabia? Capitão mais jovem a conquistar um título pelo São Paulo tinha 18 anos

395

GazetaEsportiva

A faixa de capitão de um clube de futebol normalmente é destinada ao jogador mais experiente do grupo. Entretanto, em 1994, um garoto de 18 anos teve a responsabilidade de assumir o cargo e liderar o time durante um campeonato inteiro. Trata-se do zagueiro Bordon, que se tornou o capitão mais jovem a levantar um troféu pelo São Paulo.

Devido ao calendário apertado e o sonho de vencer o Campeonato Brasileiro daquele ano, o técnico Telê Santana resolveu não enviar nenhum titular para a disputa da Copa Conmebol, uma espécie de Copa Sul-Americana da época, que seria disputada nos meses de novembro e dezembro. Nem mesmo o treinador foi. O então auxiliar-técnico Muricy Ramalho que dirigiu a equipe.

Os jogadores do São Paulo em pé (da esquerda para a direita): Mona, o goleiro Rogério Ceni, Nélson, Bordon e Ronaldo Luís – Agachados: Pavão, Catê, Toninho, Pereira, Denílson e Caio, antes da partida contra o Penãrol, do Uruguai, válida pela final da Copa Conmebol de 1994 (Foto: Acervo/Gazeta Press)

Com isso, o elenco foi formado por diversos garotos, como Rogério Ceni, Denílson, Juninho Paulista, Bordon, entre outros.

Publicidade

O primeiro desafio foi contra o Grêmio, vencido pelo São Paulo nos pênaltis, após dois empates em zero a zero. Já nas quartas, o adversário foi o Sporting Cristal, do Peru. Depois de uma vitória por 3 a 1 e um empate sem gols, o Tricolor avançou para encarar o Corinthians na semifinal.

No primeiro jogo da decisão, o São Paulo goleou o Peñarol por 6 a 1. Já na volta, foi superado por 3 a 0, mas a derrota não foi suficiente para tirar o título do time brasileiro, que no agregado venceu por 6 a 4.O triunfo ficou marcado na história são-paulina. O elenco vencedor ficou conhecido como “Expressinho”, uma referência ao “Expresso da Vitória”, apelido dado ao time do Vasco. Além disso, foi o primeiro título de Muricy Ramalho como treinador.

LEIA TAMBÉM:

7 COMENTÁRIOS

  1. I do not know whether it’s just me or if everyone else experiencing issues with
    your blog. It appears as though some of the written text
    within your posts are running off the screen. Can somebody else please comment
    and let me know if this is happening to them as well?
    This could be a issue with my web browser because I’ve had this happen previously.
    Thanks