Oposição define neste sábado candidato a presidente do São Paulo

136

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Grupo decidirá entre Marco Aurélio Cunha, Roberto Natel e Sylvio de Barros.

A frente ampla de oposição do São Paulo define neste sábado quem será o candidato a presidente na eleição de dezembro.

Publicidade

Marco Aurélio Cunha, Roberto Natel e Sylvio de Barros vão disputar uma prévia do grupo para definir seu representante.

Um deles vai enfrentar Julio Casares, candidato da coalizão (união de conselheiros de situação, centro e oposição).

Para a presidência do Conselho Deliberativo, o único candidato confirmado é Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa. Ele é filho do ex-presidente Marcelo Portugal Gouvêa, campeão paulista, da Libertadores e mundial no comando do clube, em 2005, e falecido em 2008. Olten Ayres de Abreu Junior é o candidato ao Conselho Deliberativo pela chapa de Casares.

Na eleição de dezembro, o atual presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, não poderá concorrer. Apesar de estar no mesmo grupo de Casares, Leco não tem se envolvido no pleito – há, inclusive, a intenção de distanciar a chapa da atual administração, que sofre rejeição no clube.

Marco Aurélio Cunha, Fernando Casal Del Rey,  Roberto Natel e Sylvio de Barros — Foto: GloboEsporte.com

Marco Aurélio Cunha, Fernando Casal Del Rey, Roberto Natel e Sylvio de Barros — Foto: GloboEsporte.com

Votação virtual

A votação dessa prévia da oposição será feita online, de forma fechada e em até dois turnos. Os conselheiros poderão votar da 00h01 às 11h de sábado no primeiro turno. Caso um dos candidatos tenha 50% ou mais dos votos no primeiro turno, ele vencerá a disputa.

Se houver, o segundo turno será realizado das 13h às 17h. Só poderão participar do segundo turno conselheiros que tenham votado no primeiro.

A previsão é de que o resultado seja anunciado na sequência pelo coordenador institucional da chapa Fernando Casal de Rey.

O que pode atrasar esse anúncio, segundo membros da oposição, é o fato de haver no mesmo horário o processo de votação do Conselho Consultivo para indicar conselheiros vitalícios.

Isso porque José Carlos Ferreira Alves (presidente da convenção) e o próprio Fernando Casal de Rey fazem parte do Conselho Consultivo.

O agendamento dessa votação no mesmo dia da convenção, aliás, incomodou integrantes da oposição.

Panorama

Embora integrantes da oposição falem em empate técnico em pesquisas prévias entre os três candidatos, Marco Aurélio Cunha e Roberto Natel são os principais nomes.

Membros da oposição apontam que há 100 conselheiros aptos a participar, entre os titulares e pessoas com procuração autorizada a votar em seus nomes.

A reportagem ouviu aliados de Roberto Natel e Marco Aurélio Cunha. Pessoas próximas ao atual vice-presidente dizem estar confiantes na vitória. No lado de Marco Aurélio a impressão é de equilíbrio e disputa aberta em 50% a 50%. Há relatos de que o nome de MAC cresceu na disputa nos últimos dias.

Um fator que poderá influenciar no resultado final é o apoio do eventual candidato derrotado no primeiro turno. Quem absorver os votos desse terceiro elemento terá vantagem.

Nos bastidores, integrantes da oposição apontam que, independentemente do vencedor, o desafio será manter a base de conselheiros unida após o resultado dessa prévia.

Conselho do São Paulo vai eleger novo presidente em dezembro — Foto: Marcos Ribolli

Conselho do São Paulo vai eleger novo presidente em dezembro — Foto: Marcos Ribolli

Conselheiros vitalícios

Também neste sábado haverá votação do Conselho Consultivo para dar andamento no processo que vai eleger dez novos conselheiros vitalícios do São Paulo. Eles vão indicar dois terços dos candidatos para depois o Conselho Deliberativo votar. É uma espécie de filtro. Passarão 26 dos 39 nomes.

A votação fechada será feita por meio de sistema drive thru. Cada integrante do Conselho Consultivo poderá votar em 20 candidatos.

LEIA TAMBÉM: