Análise: segundo tempo contra o Bahia tem de ser exemplo para o São Paulo assumir a liderança

359

GloboEsporte

Leandro Canônico 

Tricolor assume a ponta do Brasileirão se vencer o lanterna Goiás, quinta-feira, fora de casa.

O São Paulo está a uma vitória de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Mas vai precisar ter como exemplo o segundo tempo da vitória por 3 a 1 sobre o Bahia, no último sábado, em Salvador. E não as atuações abaixo da média nos empates anteriores, contra Vasco e Ceará.

Publicidade

A próxima partida do Tricolor no Brasileirão é na quinta-feira, às 19h, contra o Goiás, na Serrinha, em Goiânia, em jogo atrasado da primeira rodada da competição, aquele que cancelado por conta de um surto de Covid-19 no time goiano. Um triunfo leva o São Paulo ao primeiro lugar.

Enfrentar o lanterna da competição, inclusive, é o cenário perfeito para a equipe de Fernando Diniz. Mas também serve de alerta. Neste Brasileirão, o São Paulo tem tido dificuldade contra times da parte de baixo da tabela. Vide os empates com Vasco e Ceará. Isso para ficar nos resultados mais recentes.

Jogadores do São Paulo contra o Bahia — Foto: Tiago Caldas / Estadão Conteúdo

Jogadores do São Paulo contra o Bahia — Foto: Tiago Caldas / Estadão Conteúdo

Contra o Bahia, no sábado, na Itaipava Arena Fonte Nova, o São Paulo do primeiro tempo foi o mesmo dos jogos em que vacila e deixa pontos preciosos pelo caminho. Desatento e sem pegada, o Tricolor só não saiu perdendo para o time baiano porque Volpi salvou.

Mas, no segundo tempo, em especial pelas alterações feitas por Diniz (Tchê Tchê e Vitor Bueno nas vagas de Léo e Juanfran), o São Paulo teve outra dinâmica. Mais efetivo no ataque, abriu 3 a 0 e ficou tranquilo na partida, permitindo até um momento de desatenção que culminou no gol de Clayson.

A estrela da vitória do time do Morumbi, inclusive, foi o artilheiro da equipe no Brasileirão: Luciano. Agora com 11 gols na competição (são 14 na temporada), o atacante está atrás apenas Thiago Galhardo, do Inter, e Marinho, do Santos, na lista de goleadores.

Luciano marca dois gols na vitória do São Paulo contra o Bahia  — Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net

Luciano marca dois gols na vitória do São Paulo contra o Bahia — Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc.net

Luciano, ao fazer um gol de bicicleta e outro de primeira após assistência de Reinaldo, reafirma o rótulo de “alma do São Paulo” neste Brasileirão. Além dos 11 gols na competição, o atacante, trocado por Everton com o Grêmio, deu ao Tricolor outro espírito, mais aguerrido, mais competitivo.

É isso que o São Paulo precisa na quinta-feira para superar o lanterna e assumir a liderança. O Atlético-MG tem 42 pontos em 23 jogos. O Tricolor soma 41 em 21. Situação confortável, mas sem espaço para mais vacilos. Até porque o time tem a chance de disparar na liderança.

Depois de encarar o Goiás, em jogo atrasado, a sequência tem o Sport, no dia 6, pela 24ª rodada, e o Botafogo, no dia 9, em jogo atrasado da 18ª rodada. Dois times que lutam contra o rebaixamento.

Se o São Paulo conseguir ser o do segundo tempo contra o Bahia nesses jogos, há a chance, inclusive, de o time de Fernando Diniz disparar na liderança.

LEIA TAMBÉM: