Análise: São Paulo faz lição de casa e mostra a influência de Crespo na formação do time para retomada

150

GloboEsporte

 José Edgar de Matos

Alguns dos pontos mais trabalhados pelo treinador na paralisação apareceram na goleada.

Foram quase 30 dias sem jogos, período usado para praticamente realizar uma nova pré-temporada. Diante da folga na tabela, Hernán Crespo testou variações, mudou posições e trabalhou pontos importantes como a intensidade do time. Na primeira prova, a equipe passou com louvor. O São Paulo fez a lição de casa ao golear o São Caetano por 5 a 1, no Morumbi, e mostrar a influência do treinador.

Publicidade

A começar pelo bem discutido “perde-pressiona”. Desde os primeiros minutos do duelo pelo Paulistão, o São Paulo sufocou o São Caetano, especialmente nos segundos seguintes a uma perda de posse de bola. Essa pressão, inclusive, resultou em gol: o terceiro, anotado por Reinaldo, após recuperação de bola do zagueiro Léo na intermediária adversária.

Com a bola nos pés, o São Paulo teve paciência, controlou o jogo e aproveitou a fragilidade do rival do ABC para assegurar os três pontos em apenas 45 minutos de partida (o primeiro tempo terminou 4 a 1). Neste quesito, destaques para Daniel Alves e Rodrigo Nestor, que ditaram o ritmo da partida e foram fundamentais para a construção natural da goleada.

Daniel Alves e Reinaldo comemoram pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Daniel Alves e Reinaldo comemoram pelo São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Quem sobrou também foi Reinaldo. Aliás, talvez o único ponto negativo do primeiro tempo exemplar do São Paulo tenha sido a demasiada insistência com o lateral esquerdo. Não pelo camisa 6, destaque do duelo com duas assistências e um gol, mas pela falta de um equilíbrio maior ofensivo, com pressão pelos dois lados.

O segundo tempo, por outro lado, foi protocolar até Crespo chamar estreantes e rodar o elenco, algo fundamental para uma semana com mais três partidas pela frente (Red Bull Bragantino, Guarani e Palmeiras). Eder, com “fome”, ratificou em nível competitivo a confiança gerada na comissão técnica pelo trabalho no dia a dia.

O que deu certo

Rodrigo Nestor comemora o gol anotado contra o São Caetano — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Rodrigo Nestor comemora o gol anotado contra o São Caetano — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Crespo procura dar uma identidade ao São Paulo e contou com quase um mês de nova pré-temporada para ter uma amostra de time neste sábado. Diante de um frágil São Caetano (é verdade), a equipe do Morumbi se impôs da maneira trabalhada no CT da Barra Funda.

A equipe ensaiou pressão? Executou no Morumbi. Léo na zaga para impor domínio com a bola e melhorar a saída? O defensor pela esquerda deu até assistência para o gol de Reinaldo. Daniel e Nestor para manter a bola? O São Paulo dominou do início ao fim e permitiu pouquíssimas chances ao Azulão.

O que deu errado

Crespo teve uma equipe com poucas falhas diante do São Caetano — Foto: Rubens Chiri/São Paulo

Crespo teve uma equipe com poucas falhas diante do São Caetano — Foto: Rubens Chiri/São Paulo

Em uma goleada tão tranquila, difícil citar algo negativo. Porém, dois pontos merecem citação após o jogo de sábado no Morumbi: a falha de Tiago Volpi, em chute defensável que parou no fundo do gol, e a falta de volume com Igor Vinícius pela direita.

Talvez por algo até natural, em virtude da imposição com Reinaldo pela esquerda, o São Paulo concentrou muito o jogo nesse setor, situação que pode complicar o time em uma partida mais competitiva, como a de segunda-feira, contra o Red Bull Bragantino, um rival de Série A.

Próximos passos

Jogadores do São Paulo comemora gol contra o São Caetano — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Jogadores do São Paulo comemora gol contra o São Caetano — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Treino neste domingo e jogo segunda-feira. O São Paulo vai ter um calendário apertado nesta volta de Campeonato Paulista. Possivelmente com o retorno de Luciano, liberado do jogo de sábado para resolver problemas pessoais, o time encara o Red Bull Bragantino na segunda-feira, às 20h (de Brasília), novamente no Morumbi.