Crespo vê São Paulo cansado e diz: “maior vitória é dedicação dos atletas”

126

Thiago Fernandes – Do UOL, em São Paulo

Hernán Crespo valorizou o futebol apresentado pelo São Paulo na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras na noite de ontem (16), pela quinta rodada do Paulistão. O argentino aponta um desgaste elevado em seu time após uma maratona de quatro jogos em sete dias, mas enaltece a dedicação de seus comandados no clássico disputado no Allianz Parque. Foram, afinal, também quatro vitórias.

“Desgaste é alto. A situação foi muito difícil de enfrentar, um grande time como o Palmeiras, quatro jogos em poucos dias. Eles saborearam a identidade. É nisso que trabalho todos os dias. Quando um dificultar, tem que se apoiar no trabalho. Isso está funcionando, com a predisposição dos atletas, a vontade dos atletas. Quando os resultados vêm, é muito bom. Para mim, a predisposição é fundamental”, afirmou o técnico argentino, que ainda emendou:

“A minha maior vitória é a dedicação dos atletas a cada treino e a cada jogo. O resto é consequência. Hoje, estamos falando de quatro vitórias. O meu modo de ver futebol não vai mudar. Eu acredito que os atletas fizeram algo extraordinário, somente pelo esforço. Não quero pensar no resultado. Somente pelo esforço, já merecem aplausos”.

Publicidade

O São Paulo iniciou uma maratona de partidas pelo Paulistão no último sábado (10). De lá para cá, disputou quatro jogos —contra São Caetano, Red Bull Bragantino, Guarani e Palmeiras—, com 100% de aproveitamento, o que agradou ao comandante.

“Primeira coisa que quero dizer é parabenizar aos atletas, pelo esforço, pela maratona de jogos. A situação de calendário fez os atletas fazerem um esforço enorme. Estou muito feliz, porque eles respeitaram o Paulista e fizeram quatro resultados positivos. Um jogo a cada 48 horas é algo realmente muito difícil”, comentou Crespo.

O treinador do São Paulo ainda falou sobre outros temas em sua entrevista coletiva após a vitória sobre o Palmeiras. Confira, abaixo, as demais respostas do técnico argentino:

Relação com Dani Alves no dia a dia: “Daniel é um grandíssimo profissional. Quando um tem a oportunidade de falar com um grande profissional, tudo é mais simples. A disposição do Dani é igual a todo resto do elenco. O seu passado é muito importante, mas ele pensa no presente e no futuro. É muito importante tê-lo conosco”.

Vitória no clássico antes da Libertadores: “Eu acredito que o modo de trabalhar, de enfrentar estas situações dá muita força ao elenco. Nós pensamos jogo a jogo. Neste momento, devemos estar tranquilos, descansar e, milagrosamente, teremos três dias para o próximo jogo. Eu acredito que esse tipo de partida são jogos que você faz para o futuro. Se você quer ser protagonista, chegar às quartas, semifinal e final de tudo, tem que passar por esse tipo de experiência. Tudo isso ensina para o futuro”.

Intensidade: “Sim [nós pedimos intensidade a todo instante], a resposta é curta. Nós queremos intensidade por tudo, ser protagonistas. Eu entendo o caminho dessa maneira, e acredito que vocês viram isso com o elenco completo. A identidade é a mesma”.

Criação de jogadas: “Nós jogamos sempre igual, com a mesma intensidade e vontade contra Inter de Limeira, Bragantino, só muda a categoria do adversário. O rival joga, quer atacar. Em todos os jogos, somos iguais e procuramos manter a identidade independentemente do rival”.

Pedido de paciência no início: “O futebol é muito dinâmico, as coisas mudam constantemente. Com a predisposição dos atletas, podemos mudar e nos adaptar a situações diferentes. Como disse em outras coletivas da semana, a predisposição dos atletas é muito importante. Estou agradecido aos atletas. Eu tenho ideias, mas sem a prediposição dos atletas é impossível. Os atletas merecem um grande aplauso por isso que estão fazendo. A situação é apenas o começo”.

Evolução de Pablo: “Não, seguramente, o sistema de jogo que temos aproveita muito a capacidade dos jogadores que jogam na frente. Então, lógico que o Luciano fez gol, Vitor Bueno fez gol, Pablo fez gol… Nós cremos que somos uma equipe ofensiva e, para nós, é fundamental um centroavante com gana e vontade de fazer gol. Pablo tem essa vontade”.

1 COMENTÁRIO