Na Europa, Calleri teve média de gols 58% inferior à que alcançou no São Paulo em 2016

62

GloboEsporte

Atacante defendeu clubes da Inglaterra e Espanha sem sucesso antes de voltar ao Morumbi.

De volta ao São Paulo após cinco anos perambulando pela Europa, o atacante Jonathan Calleri não conseguiu repetir o desempenho que teve no Morumbi em 2016 por nenhum dos clubes que defendeu na Inglaterra e na Espanha.

Calleri teve passagem curta, mas marcante pelo São Paulo. Em seis meses, fez 31 jogos e 16 gols (média de 0,51 por partida), com participação importante na Libertadores, quando o time chegou às semifinais. Nesta segunda-feira, teve seu retorno anunciado.

Publicidade

Na Europa, o sucesso não se repetiu. O atacante fez 157 jogos por equipes diferentes, com 33 gols – média de 0,21 por jogo, 58% inferior à que teve no São Paulo.

Calleri em ação pelo Osasuna, da Espanha — Foto: Getty Images

Calleri em ação pelo Osasuna, da Espanha — Foto: Getty Images

A primeira parada de Calleri foi a pior: pelo West Ham, da Inglaterra, fez 19 jogos e só um gol. De lá, partiu para uma carreira na Espanha, em quatro clubes diferentes, só em um deles fez mais de 40 jogos.

No Las Palmas, em 41 duelos, marcou 12 gols, o melhor desempenho na Europa. Depois, defendeu Alavés (nove gols em 36 partidas), Espanyol (cinco gols em 34 jogos) e Osasuña (seis gols em 27 jogos).

Calleri sempre teve os direitos ligados ao Deportivo Maldonado, um pequeno clube uruguaio pelo qual nunca atuou, e foi emprestado a todas as equipes seguintes.

Em 2016, quando chegou ao São Paulo, dizia-se que o atacante, então destaque do Boca Juniors (foram 23 gols em 59 jogos), teria sido negociado com a Inter de Milão, que o teria liberado para defender outro clube por seis meses. Calleri, porém, jamais vestiu a camisa do clube italiano.

Com 27 anos, Calleri volta ao São Paulo mais uma vez por empréstimo, até o final de 2022. Para isso, ele estendeu o vínculo com o Deportivo Maldonado. O time do Morumbi terá a opção de compra dos direitos do jogador quando o acordo atual terminar.

A negociação começou em julho, mas o negócio esfriou por causa dos valores pedidos pelo clube uruguaio, então interessado em vender os direitos de Calleri. Sem encontrar outros interessados, o argentino voltou à pauta do São Paulo na semana passada, às vésperas do fechamento da janela de transferências no Brasil, desta vez por empréstimo.

O São Paulo ainda não informou a data de apresentação do argentino, mas ele deve desembarcar no país até o final desta semana.

LEIA TAMBÉM: