Análise: pragmático, São Paulo não vai a lugar algum se continuar sem vencer fora de casa

47

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Tricolor acumulou o sétimo jogo sem vitória como visitante ao ser derrotado pelo Botafogo.

O técnico Rogério Ceni já avisou: time que quer ganhar o Campeonato Brasileiro precisa vencer fora de casa. E o São Paulo não parece ter entendido esse recado.

Publicidade

Na última quinta-feira, o Tricolor acumulou mais um resultado ruim longe do Morumbi e passou a ver a briga pela liderança cada vez mais distante com mais uma vitória do rival Palmeiras, seu próximo adversário no Brasileirão e nas oitavas da Copa do Brasil.

A derrota por 1 a 0 para o Botafogo, no Nilton Santos, aumenta para sete a série de jogos como visitante sem vitória na competição – a equipe ainda não conseguiu nenhuma. Agora são cinco empates e duas derrotas.

Mais do que isso: o resultado deu fim a uma série invicta de 15 jogos do São Paulo na temporada. E a marca negativa veio diante de um Botafogo em crise e que viveu momentos de tensão um dia antes do jogo com uma invasão ao CT de alguns torcedores organizados.

Calleri em jogo contra o Botafogo — Foto: André Durão

Calleri em jogo contra o Botafogo — Foto: André Durão

A expectativa são-paulina após a vitória contra o América-MG no Morumbi era voltar do Rio de Janeiro com a manutenção da terceira colocação no Brasileirão e não deixar o Palmeiras disparar na liderança. Estar entre os quatro primeiros é a grande meta do clube na temporada.

Mas outra vez a equipe comandada por Rogério Ceni mostrou sua fragilidade atuando longe de casa. Em um primeiro tempo apático, o São Paulo não levou perigo ao time carioca e se preocupou mais em se defender para, quem sabe, surpreender no segundo tempo.

Mas quem surpreendeu na etapa final foi o Botafogo. Enquanto o Tricolor entrou na mesma rotação dos primeiros 45 minutos, o Botafogo se inflamou e se lançou ao ataque.

Aos 15 minutos, então, os donos da casa puxaram um contra-ataque após cobrança de escanteio do São Paulo, e Kayque aproveitou uma sobra de bola para driblar Rodrigo Nestor (com enorme facilidade) e finalizar firme para vencer Jandrei.

Rogério Ceni em Botafogo x São Paulo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Rogério Ceni em Botafogo x São Paulo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Com o gol sofrido, o Tricolor passou a jogar na base do desespero. Ceni tirou Welington e colocou Reinaldo, e promoveu a entrada de Rigoni no lugar de Luciano. O time até ficou mais veloz, mas seguiu sem efetividade. Calleri passou a ser um solitário no meio da defesa botafoguense.

O novo tropeço fora de casa mostra ao São Paulo que, se continuar dessa maneira, não vai a lugar algum. Vencer apenas no Morumbi não colocará a equipe no seu objetivo final, que é uma vaga na próxima Libertadores através do Brasileirão.

Vale a lembrança que nos mata-matas o Tricolor também precisará atuar como visitante, e no último o time perdeu o título paulista com uma goleada por 4 a 0 para o PAlmeiras.

Na próxima quinta-feira, o São Paulo abre a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil diante do mesmo rival, no Morumbi. Antes disso, a equipe pega o mesmo adversário, na segunda-feira, às 20h, pelo Campeonato Brasileiro, também como mandante.

É a chance de construir dois bons resultados em casa e elevar o moral para compensar os pontos perdidos longe de casa. Mais dois resultados negativos podem ser a virada de chave para uma nova e dura realidade para o clube.

LEIA TAMBÉM: