Brasileiro ou Copas? Rogério Ceni muda discurso sobre prioridades no São Paulo

135

GloboEsporte

Técnico já admite poupar jogadores na competição por pontos corridos para ter elenco descansado em decisões de Copa do Brasil e Sul-Americana.

O São Paulo está nas quartas de final das Copas do Brasil e Sul-Americana e apenas na 10ª posição do Campeonato Brasileiro. O cenário atual da equipe nas três competições que disputa já faz o técnico Rogério Ceni admitir rever as prioridades para a temporada.

Com quatro jogos de mata-mata em menos de 30 dias e com um elenco dizimado por lesões, Ceni teme perder mais jogadores nas próximas semanas em que não haverá grandes períodos de descanso. Assim, ele deve poupar atletas no Brasileiro com mais frequência.

Publicidade
Rogério Ceni em treino do São Paulo — Foto: São Paulo FC

Rogério Ceni em treino do São Paulo — Foto: São Paulo FC

Ceni entende que seu objetivo na temporada é conquistar uma vaga na Libertadores. Após se salvar do rebaixamento no fim do Brasileiro de 2021, Ceni elegeu a edição do torneio de pontos corridos como o foco do ano.

Para ele, o Brasileiro deveria ser uma prioridade por ser uma competição mais longa e previsível – e onde se distribui seis vagas para a Libertadores.

– Vejo como objetivo levar o São Paulo à Libertadores, essa é minha missão. Se der para brigar por final em outras competições, legal. Eu foco no Campeonato Brasileiro, os outros são ramificações, que em determinado momento, a não ser campeão ou vice, vão ficando pelo caminho – disse Ceni, em abril.

As campanhas na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, porém, fizeram o treinador rever essa posição. Em ambas, além do título, o campeão também tem vaga na Libertadores e alta premiação em dinheiro.

Nos dois torneios, o São Paulo só passou a usar força máxima a partir das oitavas de final.

Veja a entrevista coletiva de Rogério Ceni após Inter x São Paulo

– Se quisermos tentar as copas, temos que abrir mão de algumas rodadas do Campeonato Brasileiro. Abrir mão no sentido de não colocar todo o time, não abrir mão de resultado. Nós vamos jogar e vamos competir, mas temos que dar um refresco para alguns jogadores estarem com energia máxima em determinados jogos que têm um espaçamento maior – afirmou Ceni após o empate com o Inter, na última quarta.

As quartas de final da Copa do Brasil, contra o América-MG, começam, na próxima quinta, às 20h, no Morumbi. O jogo de volta, em Minas, está marcado para o dia 18 de agosto. Entre esses dois, o São Paulo enfrentará o Ceará, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, nos dias 3 (em casa) e 10 de agosto (fora).

Apesar disso, Ceni já afirmou que essa mudança de prioridades não começa já neste sábado, quando enfrenta o Goiás, em casa.

Há quatro jogos sem vencer no Brasileiro, na 10ª posição, com 25 pontos, o treinador pretende escalar os melhores jogadores à disposição na 19ª rodada para evitar ficar longe do G-6 (atualmente, cinco pontos do Inter) ou perto demais da zona de rebaixamento (sete pontos do América-MG). O que lhe permitiria gerir melhor o descanso de atletas no Brasileiro.

LEIA TAMBÉM: