Hoje rival, América-MG cedeu ao São Paulo dois jogadores campeões do mundo

98

UOL

Thiago Braga

O São Paulo entra em campo, na noite de hoje (28), para seguir na briga pelo inédito título da Copa do Brasil. E terá pela frente o América-MG, clube que cedeu ao Tricolor duas peças importantes para aquele elenco que empilhou taças na década de 1990: Palhinha e Ronaldo Luis. Paulistas e mineiros iniciam a disputa pela vaga na semifinal do mata-mata, às 20h (de Brasília), no estádio do Morumbi.

Em 1992, o técnico Telê Santana, então treinador são-paulino, queria reforçar a equipe, que havia vencido o Campeonato Brasileiro no ano anterior, e que teria a oportunidade de voltar a disputar a Copa Libertadores. Mineiro de Itabirito, Telê acionou seus contatos em Minas Gerais e encontrou no América-MG dois jogadores que acreditou ter potencial para jogar no São Paulo.

Publicidade

“Quando fui, a contratação de fato seria eu. Aí, apresentaram o Palhinha para o Telê. O Telê acabou aprovando e fomos juntos para o São Paulo. A recepção foi muito boa, principalmente pelos jogadores. O São Paulo era a base da seleção brasileira. Os atletas nos receberam muito bem e, por isso, nos adaptamos rapidamente e com facilidade. Como eu falei, na época, o São Paulo era o melhor time do Brasil e tinha o melhor jogador, que era o Raí”, relembra Ronaldo Luis, o lateral esquerdo que chegou e ficou marcado pelas atuações, mas sobretudo por salvar o Tricolor de algumas enrascadas em jogos decisivos.

“Eu salvei a bola na linha 15 vezes, o que me valeu o apelido de ‘Anjo da Guarda’, conta, ao UOL Esporte, Ronaldo Luis. Uma das mais famosas aconteceu justamente no jogo mais importante daquela época. Na final do Mundial Interclubes de 1992, já no fim do primeiro tempo, o ponta Beguiristain, do Barcelona-ESP, driblou Zetti e chutou para o gol vazio. Quando se preparava para sair comemorando, foi surpreendido com a presença de Ronaldo Luis, que afastou a bola e manteve o 1 a 1 no placar. No segundo tempo, Raí fez o segundo gol, que deu ao São Paulo o primeiro de seus três títulos mundiais.

“Fazer parte do melhor time do São Paulo da história, para mim, é um presente de Deus. A gente conseguiu conquistar os principais títulos: a Libertadores em 1992 e o Mundial também. Fazer parte deste time e estar na história é motivo de muita satisfação e muita alegria. Só tenho a agradecer a Deus e estamos desfrutando até hoje tudo isso. Por onde vamos, a torcida do São Paulo nos respeita e isso é muito bom”, afirma o ex-jogador.

Ronaldo Luis e Palhinha foram companheiros em diversos times, desde o Santa Tereza — equipe do bairro de mesmo nome em Belo Horizonte e especializada na formação de atletas —, passando por América-MG, São Paulo e Cruzeiro. E Ronaldo Luis recorda os feitos de Palhinha com a camisa tricolor. Embora usasse o número 9 às costas, Palhinha era um atacante moderno, que flutuava nas costas dos volantes adversários e sabia tanto marcar gols quanto servir seus companheiros, deixando-os livres para marcar.

“O Palhinha tinha a mesma performance nos treinos e nos jogos. Ele era um atleta de muita personalidade. O cara era um craque e poder ter jogado ao lado dele durante 11 anos foi um prazer. Era só olhar que sabíamos o que cada um iria fazer. Ele fez um golaço contra o Santos, se eu não me engano em 1992, que ele jogou a bola por cima do goleiro, o Sérgio. E contra o Flamengo, quase da intermediária, ele conseguiu fazer um tento no Maracanã. O nosso primeiro gol, contra o Milan, no Mundial de 1993, foram gols maravilhosos. Ele sempre fez muitos gols bonitos, inclusive contra o Corinthians”, descreve Ronaldo Luis, exaltando a qualidade do amigo.

Vai torcer por quem? O ex-lateral esquerdo é privilegiado e tem lugar na galeria histórica dos dois clubes. E isso só piora na hora de escolher por quem vai torcer na noite desta quinta-feira. “O confronto eu vejo com bons olhos, mas com o coração apertado. Não posso torcer para a vitória de nenhum dos dois. É um negócio meio complicado. Acredito que será um jogo interessante. O América-MG teve uma boa vitória contra o Atlético-GO, que era um confronto direto para aqueles que querem permanecer na Série A do Brasileiro no próximo ano. O América-MG estava precisando e acabou saindo da zona de rebaixamento”, analisa Ronaldo Luis.

“Eu vejo o São Paulo com necessidade grande de vencer esse jogo na quinta-feira, contra o América-MG. Dois clubes que tiveram resultados diferentes. Mas será interessante porque o América-MG já aprendeu a jogar contra times grandes. Vou ficar na torcida para que o melhor vença.” São Paulo tem retornos na zaga Miranda e Léo, que estavam fora por conta de lesões, treinaram sem restrições nos últimos dias e devem voltar ao time titular diante do América-MG. O goleiro Jandrei, que sofreu uma pancada nas costas contra o Fluminense, treinou parcialmente com a equipe nos últimos dias e ainda tem presença incerta.

Recém-contratado, Giuliano Galoppo se disse pronto para jogar contra os mineiros. A SPFC TV divulgou imagens do argentino treinando nos últimos dias e recebendo instruções de Rogério Ceni. Em um dos vídeos, foi possível ver a pontaria afiada de Galoppo nas cobranças de falta. Alisson, recuperado de um entorse no joelho após dois meses fora de combate, também foi a campo nesta semana e pode ser um reforço no banco de reservas. Por outro lado, o meia Patrick será desfalque. Ele foi substituído no empate em 3 a 3 com o Goiás, no último sábado (23), no Morumbi, e teve constatado edema na coxa esquerda.

FICHA TÉCNICA: SÃO PAULO x AMÉRICA-MG Competição: Copa do Brasil – ida das quartas de final Data e hora: 28 de julho de 2022 (quinta-feira), às 20h (horário de Brasília) Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP) Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschlia (PR) VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC) SÃO PAULO: Jandrei (Thiago Couto); Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Gabriel Neves, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Welington; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Éder, Luan Patrick e Danilo Avelar (Marlon); Lucas Kal, Juninho e Matheusinho; Pedrinho, Felipe Azevedo e Henrique Almeida. Técnico: Vagner Mancini

LEIA TAMBÉM: