Retorno de Calleri deve barrar Gabriel Neves contra Santos

287

UOL

Jonathan Calleri, atacante do São Paulo Imagem: Cleiton Lima/Agência Enquadrar

Gabriel Neves não deve ser relacionado para o clássico San-São deste domingo, no Morumbi, pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Isso porque, com o provável retorno de Calleri, o técnico Rogério Ceni voltará a ter de deixar um dos estrangeiros de fora da lista de relacionados.

Publicidade

Como a CBF permite que apenas cinco jogadores estrangeiros sejam relacionados a cada partida de competições nacionais, o treinador do São Paulo vem sendo forçado a abrir mão de algumas opções neste início de ano, já que conta com oito atletas nascidos fora do Brasil.

Atualmente, Nahuel Ferraresi e Arboleda estão lesionados. Com isso, restam seis jogadores estrangeiros no elenco: Orejuela, Alan Franco, Méndez, Galoppo, Gabriel Neves e Calleri.

Gabriel Neves é o favorito para ficar de fora do clássico contra o Santos por alguns motivos:

  • Orejuela vem sendo titular na lateral direita, uma vez que Igor Vinícius, Rafinha e Moreira se recuperam de lesão, e não pode ficar de fora dos relacionados, já que a única outra opção é o jovem Nathan, que estava emprestado ao Coritiba e voltou ao São Paulo nesta semana.
  • Alan Franco também não pode ficar de fora pela falta de opções na zaga – Diego Costa, Arboleda e Ferraresi estão lesionados. Beraldo vem formando dupla com o argentino. Para o banco de reservas Rogério Ceni foi obrigado a promover o jovem Belém, do sub-20.
  • Méndez, apesar do pouco tempo de casa, se converteu rapidamente em titular absoluto de Rogério Ceni, que gosta bastante do futebol do jogador equatoriano, titular de sua seleção na Copa do Mundo do Catar.
  • Calleri também é titular incontestável do São Paulo e, após ficar dois jogos de fora se recuperando de dores no tornozelo direito, deverá ser titular contra o Santos.
  • Galoppo, por sua vez, é o artilheiro do São Paulo em 2023, com quatro gols em cinco jogos disputados, e vem sendo importante improvisado como “camisa 9”, se tornando uma opção a Calleri, já que Erison sofreu um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda na última quinta-feira, contra o Red Bull Bragantino.

O São Paulo já reivindicou o limite de estrangeiros à CBF, que deverá levar a pauta em votação. A expectativa é de que a entidade que regula o futebol brasileiro amplie o número de atletas nascidos fora do País relacionados para os jogos das competições nacionais. Atualmente, não há esse limite apenas na Libertadores e Copa Sul-Americana.