Gols, seleção de base e exemplo tricolor: conheça Ryan Francisco, destaque do São Paulo na Copinha

138

Camisa 9 formado em Cotia é agenciado por Fabiano Costa, ex-meio-campista formado no Morumbi; contrato com o clube é válido até 2026

Autor de três gols na campanha do São Paulo na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante Ryan Francisco vem confirmando no torneio o faro artilheiro que demonstrou ter em 2023, quando fez 45 gols na temporada, recebeu convocação da seleção brasileira e ganhou fama com torcedores.

Com 17 anos completados em novembro, ele desponta como um dos destaques do time tricolor, que vai encarar o Ceará na segunda fase do torneio, na próxima sexta-feira, em Araraquara.

Com contrato até 31 de janeiro de 2026, o jovem tem multa de 60 milhões de euros (R$ 322 milhões) para clubes de fora do Brasil. Ryan ganhou holofotes nos últimos meses por ter sido artilheiro do Paulistão Sub-17, com 28 gols marcados, e também do Brasileirão da categoria, quando igualou o recorde de Lázaro, do Flamengo (hoje no Almería, da Espanha), com 14 gols na competição juvenil.

O bom desempenho levou o jogador a ser convocado pelo técnico Phelipe Leal para jogos amistosos do período preparatório antes da Copa do Mundo Sub-17, em setembro do ano passado, ficando fora da lista final para a competição. Os gols e a convocação, porém, valorizaram muito o jogador.

Publicidade

Ex-meio-campista com história dentro do próprio São Paulo, o agente Fabiano Costa, que foi campeão da Copa Conmebol com o Expressinho em 1994, de dois Paulistas (98 e 2000) e de um Rio-São Paulo (2001), trabalha com Ryan há quatro anos, desde que o garoto trocou a base do Ska Brasil pelo Tricolor, e acompanha de perto da trajetória de Ryan Francisco.

Neste ano, Fabiano fechou acordo com o braço esportivo da Rocnation, uma empresa de gerenciamento de carreira e entretenimento fundada pelo rapper JAY-Z que recentemente assinou com nomes como Vinícius Junior, do Real Madrid, e Endrick, do Palmeiras.

Apesar da pouca idade, pode surgir no grupo tricolor ao longo da temporada, como foi com William Gomes, que estreou como profissional aos 17 anos no ano passado e hoje é parte do elenco.

Globo Esporte