Jogadores lendários do São Paulo FC: ícones que moldaram a identidade do clube

41

O São Paulo já foi lar de alguns dos maiores jogadores do futebol brasileiro, e é gratificante lembrar dos craques que já vestiram a camisa tricolor. Infelizmente, muitos que veem os jogos do São Paulo hoje não conhecem os grandes nomes que já passaram pelo time.

Nossa equipe listou alguns dos lendários jogadores que já entraram em campo para defender o São Paulo, e você saberá mais sobre eles a seguir. Continue a leitura e veja todos os detalhes! 

Rogério Ceni

De todos os atletas que passaram pelo Tricolor em seus 93 anos de história, Rogério Ceni é o que mais se destaca. O atleta conquistou 18 títulos oficiais pelo time.

Ele chegou ao São Paulo com 17 anos e vestiu a camisa do clube até o dia em que encerrou a sua carreira. Foram 1.237 jogos. Além de ser um goleiro ímpar, Rogério era um ótimo batedor de faltas e pênaltis, marcando 132 gols durante sua trajetória.

Publicidade

Leônidas da Silva

Leônidas da Silva, também conhecido como “Diamante Negro”, começou a atuar pelo São Paulo com 29 anos e tornou-se o primeiro ídolo do clube. Enquanto defendia o São Paulo, Leônidas participou de 212 jogos e marcou 140 gols. Venceu o Paulistão cinco vezes e usou a camisa do São Paulo até a sua aposentadoria, no ano de 1950.

Careca

O jogador Antônio de Oliveira Filho, vulga-se Careca, foi o melhor atacante que já passou pelo São Paulo. Inclusive, já foi chamado de melhor atacante do mundo por Muller, que será mencionado logo logo.

Pelo Tricolor, Careca jogou 191 partidas e marcou 115 gols. De fato, ele não ficou muito tempo no São Paulo – foram 4 anos vestindo a camisa. Porém, mesmo com pouco tempo, ele marcou a história do clube. Conquistou duas vezes o Paulistão e uma vez o Brasileirão.

Raí

Raí começou sua carreira no futebol jogando pelo Botafogo de Ribeirão Preto, e chegou ao São Paulo em 1987, tendo duas passagens pelo Tricolor. Ao todo, jogou 393 vezes e marcou 128 gols pelo clube.

No Tricolor, Raí ganhou diversos torneios. Foram 5 títulos do Campeonato Paulista (considerando suas duas passagens pelo São Paulo). Em seu currículo, também tem um Brasileirão, duas Libertadores e um Mundial de Clubes.

Muller

Muller foi outro jogador que marcou o Tricolor para sempre. Em sua trajetória, passou pelo São Paulo três vezes, participou de 360 jogos e marcou 165 gols.

Em sua primeira passagem, conquistou o Paulistão duas vezes, e o Brasileirão uma vez. Na segunda página de sua história no clube, Muller adicionou em seu mural de conquistas o Brasileirão de 1991, e dois títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1992 e 1993. Na sua terceira volta, não teve um papel de destaque tão grande.