Eu não consegui ver o primeiro tempo da partida de ontem, quando o time jogou melhor e poderia ter feito mais gols, mas o segundo tempo foi terrível por muitas questões importantes e que devem ou deveriam ligar o alarme no SPFC.
É muito importante que todos saibam das limitações do elenco, isso determina a forma de jogar e o comportamento em campo de todos, de jogadores e comissão técnica. Esta é a primeira observação importante. Ontem ficou claro que o time jogou achando que iria controlar a partida sem ter a capacidade para isso. Este tipo de campeonato exige esforço máximo de todos, e não foi o que vi em campo, principalmente vindo de um time limitado.
Eu penso que um jogo como o de ontem pedia um meio de campo que controla a partida, um meia armador para deixar os atacantes na cara do gol, um cara de velocidade e um matador na frente liquidando a fatura. O SPFC não tem nada disso. Jogar com garra é o que pode este time.
Se é que existe derrota boa, a de ontem “pode” fazer todo mundo colocar a sandalha da humildade e mudar o comportamento, aliás, voltar ao comportamento que estávamos vendo. Vai acordar a galera? Espero que sim. Qualquer vacilo neste tipo de campeonato e a vaca vai pro frigorífico direto. Sem missa ou velório.
Eu não vejo o SPFC favorito em campeonatos onde os ricos estão, vejo alguma chance na Sula onde estão os pequenos e os um pouco melhores do que os pequenos. Na próxima fase haverá clube da Libertadores chegando na Sula o que fará a coisa mudar bastante. Portanto, vamos com calma e sem euforia, ao contrário, pé no chão e muita garra. O time atual só nos permite pensar que com luta tem alguma chance, sem luta chance nenhuma, pois o elenco é limitado em quantidade e qualidade.
O SPFC tem 12 grandes conquistas. Isso precisa ser sempre lembrado por nós em minha opinião, e em todas elas havia um time muito bom, com alguns jogadores acima da média. Hoje não há um único jogador diferenciado no time. Toda vez que aparece um jogador um pouco melhor o SPFC o vende rapidamente. Para ganhar campeonatos é preciso “jerarquia” e isso não há hoje por absoluta falta de recursos financeiros. Os motivos disso já sabemos.
Desculpem, eu não consigo pensar com o coração, só consigo pensar com a cabeça. Aquela coisa de coração de torcedor, que acredita em milagres, eu já perdi faz tempo. Já sei das limitações do time atual e vejo os jogos com a cabeça de quem pode ver qualquer coisa acontecer. O que vimos ontem a mim não foi nada surpreendente e imagino que será importante para muita gente passar a ver as coisas realisticamente.
Pega a dupla de zaga titular e os dois volantes titulares e contrata o resto para montar um bom time. Quando isso vai acontecer? Vai demorar. Imagina Everton Ribeiro de meia, Lucas de ponta e Firmino de 9? O SPFC já teve ataques bem melhores do que isso.
Salve o tricolor paulista, o clube da fé.
Carlito Sampaio Góes