No dia 21 de setembro o nosso ex-treinador, Muricy Ramalho, teve seu “primeiro ato” como consultor do São Paulo. Na ocasião, compareceu ao CT do clube, conversou com o Dorival e sua comissão, além de almoçar por lá. Essa visita, que a princípio, não pareceu nada de muito importante, deixou uma mensagem para mim.
Todo mundo sabe que o Muricy sempre foi um técnico que gostava de fechar seus times e sair na segurança, não a toa, foi multicampeão brasileiro, uma das ligas mais difíceis do mundo. A sua visita, ao meu ver, acabou por fincar um pilar da recuperação do time até o momento: o zagueiro/volante e, agora lateral, Eder Militão jogando pela direita.
Apesar do Dorival já ter testado, antes do Muricy aparecer, esse jogador na lateral do campo, acredito que a opinião do “Mujica” foi fundamental para garantir de vez que o jovem atuasse por ali. E essa mudança foi fundamental para os resultados melhores que estamos tendo.
Com ele por ali, a zaga ganhou mais solidez, a bola aérea tem uma cobertura melhor e, até mesmo o apoio, é de maior qualidade. Os concorrentes ao posto, Buffa e Bruno, estão bem a baixo do rapaz que parece tomar conta daquela ala. Além disso, quando o Marcos Guilherme ou Cueva sobem demais, ele cobre o setor, se tornando um terceiro zagueiro e protegendo o sistema defensivo da equipe.
Assim, Petros e Hernanes podem avançar um pouco mais e o Tavares não precisa marcar tanto, um dos seus pontos fracos. O equilíbrio do lado direito acaba fortalecendo o time por completo. Claro que, a ideia inicial foi do Dorival, mas tenho certeza que o Muricy palpitou nesse sentido e ajudou a moldar o SPFC que vemos hoje.
Gostaria de destacar e parabenizar o time, também, pelo espírito de luta que estamos vendo nos últimos jogos. É outro time: vibração, raça, sangue, suor e tudo mais que queríamos desde o começo. É continuar assim e nos livrar da série B. Depois, quem sabe, pensar em algo maior.
Por enquanto é isso!
Dúvidas ou reclamações?
@Abroliveira ou [email protected]
Abrahão de Oliveira é jornalista, formado pela Universidade Metodista de São Paulo, dono da @spinfoco, são-paulino e tem o sonho de cobrir um mundial de clubes com o clube do coração.
Tenta fechar o Cuca para o próximo ano.
Dorival mostrou-se um verdadeiro incompetente para precisar de conselhos do Boneco de Posto
Nunca tinha visto isso antes na minha vida, só falta chamar a múmia para aconselhar o Alfacidão também